terça, 11 de maio de 2021

Economia
Compartilhar:

INSS suspende quase quatro mil benefícios em toda a Paraíba

Arthur Araújo / 17 de agosto de 2018
Foto: Reprodução
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu os pagamentos a 3.906 beneficiados com auxílio-saúde e aposentadoria por invalidez na Paraíba. A medida punitiva foi aplicada pela perda do prazo de agendamento para nova perícia, que foi encerrado no último dia 13 de agosto. A partir da data da suspensão, corre período de 60 dias para novo agendamento. Quem não atender ao novo prazo terá o benefício cancelado em definitivo.

No total, o órgão convocou 4.612 beneficiários para realizarem o agendamento. O chamado, no entanto, foi ignorado por 84,7% do grupo. No total, foram suspensas 3.276 aposentadorias por invalidez e 333 auxílios-doença. Em todo o Brasil, 178.935 beneficiários foram convocados. Apenas 14% deles responderam à convocação, o que resultou em 153.702 benefícios suspensos. Os dados foram repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

A convocação foi feita inicialmente para todos os segurados que não foram localizados pelo INSS por meio de correspondência, seja por mudança de endereço ou erro nos dados informados. Quem não agendou a perícia no primeiro prazo também foram incluídos.

As revisões de benefício têm sido sistemáticas no INSS e atende todos aqueles que não passam por perícia há mais de dois anos. Duas categorias, no entanto, estão dispensadas: a de beneficiários com mais de 60 anos, ou daqueles entre 55 e 59 anos com mais de 15 anos de recebimento.

Relacionadas