quarta, 19 de dezembro de 2018
Economia
Compartilhar:

Confiança de empresários cresce e é a maior do ano

Alyf Santos com assessoria / 20 de setembro de 2016
Foto: Divulgação
O bom desempenho da economia fez com que o nível de confiança dos empresários voltasse a crescer. De acordo com pesquisa realizada pela da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) alcançou 53,7 pontos neste mês, o maior desde janeiro.

Segundo a pesquisa, os resultados de confiabilidade das empresas por região estão na média. A região Sul foi onde o índice de confiabilidade foi maior obtendo 54,9 pontos, seguida das regiões Nordeste e Norte, que pontuaram 54,7. A região Centro-Oeste mostrou 53,5 e a Sudeste 51,9.

Os resultados foram influenciados, sobretudo, conforme os dados, pela melhora das perspectivas para os próximos seis meses. O indicador de expectativa sobre o futuro da economia subiu de 52,3 pontos em agosto para 55,9 pontos em setembro. O índice de expectativa sobre o desempenho das empresas passou de 58,2 para 60,2 pontos.

Média

A confiança é maior nas empresas de grande porte, segmento em que o ICEI está em 55,7 pontos. Nas médias empresas, o indicador ficou em 52,9 pontos e, nas pequenas, em 50,5 pontos. Os valores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 mostram que os empresários estão otimistas.

De acordo com o levantamento, pela primeira vez desde março de 2014, o ICEI de setembro ficou acima dos 50 pontos em todos os segmentos industriais: na indústria de transformação, alcançou 54,4 pontos, na extrativa, ficou em 53,9 pontos e, na construção, em 51 pontos.

Expectativa

O ICEI é importante porque antecipa tendências de desempenho da economia. Empresários confiantes tendem a manter ou ampliar projetos de investimentos, o que aquece a atividade e estimula o crescimento econômico.

A pesquisa da CNI foi feita entre 1º e 14 de setembro, com 3.155 empresas em todo o país. Dessas, 1.247 são de pequeno porte, 1.179 são médias e 729 são grandes.

Relacionadas