quarta, 18 de setembro de 2019
Economia
Compartilhar:

IBGE abrirá novo processo seletivo simplificado

Bárbara Wanderley / 01 de maio de 2019
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
O Ministério da Economia autorizou ontem a realização de processo seletivo simplificado para 400 vagas de analista censitário no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições devem ser abertas em até seis meses, ou seja, até o dia 30 de outubro. Os analistas deverão atuar no planejamento, acompanhamento e suporte especializado do Censo Demográfico 2020.

O cargo de analista censitário exige nível superior de escolaridade. No mês passado, outras 209 vagas foram autorizadas para o IBGE, sendo quatro para agente censitário municipal (nível médio), 25 para agente censitário supervisor (nível médio) e 180 para recenseador (nível fundamental). A expectativa é de que o edital desse primeiro concurso seja publicado ainda neste mês.

A banca organizadora do processo seletivo será o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade).

A contratação é por tempo determinado de até um ano, mas o prazo pode ser prorrogado se houver necessidade.

O IBGE anunciou que pretende realizar um Censo “menos custoso” em 2020, reduzindo a previsão de gastos em cerca de 25%. Para isso, o instituto deve ajustar os questionários. O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia pedido para que o Censo fosse simplificado, argumentando que o Censo de países ricos só tem 10 perguntas, enquanto o brasileiro tem 150.

Censo 2020



Seleções

Nos próximos meses, mais concursos para Censo 2020 deverão ser abertos. Nos concursos para o último Censo, que foi realizado em 2010, foram abertas 191.972 vagas para recenseador, e 33.012 vagas para agente censitário administrativo, agente censitário de informática, agente censitário municipal, agente censitário regional e agente censitário supervisor.

Relacionadas