domingo, 16 de maio de 2021

Economia
Compartilhar:

Horário de Verão começa domingo e altera alguns serviços na Paraíba

Rammom Monte e Érico Fabres / 14 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
O horário de verão começa neste domingo (16) em alguns estados do Brasil e deverá trazer uma economia de energia de aproximadamente R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

A previsão de economia, divulgada no último dia 5 durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), é menor que a do ano passado, quando a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões. O horário de verão será adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, até o dia 19 de fevereiro de 2017.

Porém, na Paraíba não entrará em vigor o novo horário. Por conta disto serão afetados alguns serviços como o período de atendimento nos bancos; as passagens emitidas antes de domingo também estarão com uma hora a menos de diferença; o mesmo acontecendo com a hora marcada dos concursos públicos nacionais, tendo como base o horário de Brasília.

O que muda na Paraíba

Atendimentos em Bancos – Das 9h às 15h

Concursos Públicos Nacionais – Terão como base para início de provas o horário de Brasília, uma hora a menos

Passagens aéreas – bilhetes emitidos antes de domingo de outros estados com horário de verão para a Paraíba estarão com uma hora a menos de diferença.

Jogos de futebol – uma hora menos de diferença

Como ficarão os fusos nos estados brasileiros em relação à Paraíba (diferença)

Acre e parte do Amazonas: -2 horas

Roraima, Rondônia, Parte do Pará e parte do Amazonas: -1 hora

Amapá, Maranhão, Tocantins, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e parte do Pará: 0 hora

Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF: +1 hora

Relacionadas