quarta, 12 de maio de 2021

Economia
Compartilhar:

Gás Natural aumenta quase 10% mas segue mais econômico

Bárbara Wanderley / 02 de novembro de 2018
Foto: Reprodução
O preço do gás natural na Paraíba aumentou em diversos segmentos nessa quinta-feira (1º). O Gás Natural Veicular (GNV), um dos segmentos mais utilizados, foi reajustado em 9,56%, diferença que já é sentida pelo consumidor final nas bombas dos postos de combustíveis. O gerente de mercado industrial e automotivo da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), Alairson Gonçalves Filho, explicou que, diferente do que ocorre com os outros combustíveis que podem ser estocados, não há estoque de GNV, por isso, o aumento nos postos é imediato.

No posto Metrópole, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, até o final da manhã o preço do GNV ainda não tinha aumentado e estava em R$ 3,479. A expectativa, no entanto, era de que a alteração teria sido feita até o final do dia.

Mesmo com o aumento, o GNV permanece 29,4% mais barato do que a gasolina e 28,9% mais barato do que o etanol no cálculo feito pela PBGás.

Alairson explicou, porém, que o reajuste nas bombas fica a critério dos proprietários de posto de combustíveis e pode até ser maior do que o índice repassado pela PBGás. “Porque tem outros custos que eles calculam, como energia elétrica, por exemplo”, comentou.

Esta é a quarta vez que o valor do gás natural aumenta este ano. O primeiro reajuste, em janeiro, foi de 6,55%, em média. Em maio, o valor médio aumentou em 4,45% e, em agosto, 9,27%. A apresentação divulgada pela PBGás para justificar o reajuste aponta que a tarifa média foi elevada em 13,65% pela Petrobras, mas a PBGás diminuiu em 6,11% a sua margem de lucro, para repassar um reajuste médio de 8,99%, mantendo os preços competitivos.

No segmento industrial, o aumento foi de 9,55%. Os segmentos comercial e residencial foram os únicos que não sofreram reajuste. As novas tarifas foram aprovadas pela Agência Reguladora do Estado da Paraíba (ARPB) após a realização de audiências públicas.

Relacionadas