sábado, 27 de fevereiro de 2021

Economia
Compartilhar:

Expotec tem início nesta com palestras e oficinas sobre novas tecnologias

Érico Fabres / 09 de agosto de 2017
Foto: Reprodução
A terceira edição da Expotec começa nesta quarta-feira (9) e vai até sexta-feira (11), no Centro de Convenções de João Pessoa. Entre as novidades da programação, três oficinas de drones, uma em cada dia, tendo como objetivo fazer com que estudantes da rede pública de ensino montem seu próprio experimento. Serão 10 mini aviões (modelos mais simples) por turma.

Ao final da atividade, o teste final será feito, colocando eles no ar. As vagas são limitadas a 30 pessoas por ordem de chegada. A grade de programação contará com 168 palestras, oficinas, desfiles e competições para os inscritos, falando sobre diversos assuntos como: bitcoins; criptografia para cartões de crédito; desenvolvimento sustentável; tecnologia a serviço de portadores de deficiência, da sociedade e animais; redes sociais; cosplay; chatbots; startups; energias renováveis; software livre; educação; robótica; Internet das Coisas; e, claro, inclusão digital, entre outros assuntos.

De acordo com Alisson Brito, que será o responsável pela atividade, os modelos não possuem tantos motores quanto os convencionais, porém, funcionam movidos a controle remoto e, apesar de algumas limitações, os equipamentos de asa fixa possuem as mesmas funções. O evento é uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e, neste ano, terá como tema principal a Internet e as Cidades Inteligentes. Com mais de cinco mil inscritos, a terceira edição já bateu o recorde das demais.

Neste ano, não haverá cobrança de ingressos, porém as vagas são limitadas. Para participar, é necessário se cadastrar no site http://www.expotec.org. br/inscricao.html.

O conceito de cidades inteligentes (Smart Cities) se define, entre melhorias de gestão e transparência, pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os municípios mais efi cientes, melhores de se viver e autossufi cientes. A ideia ganhou força nos últimos cinco anos e foi impulsionada pela construção do zero de cidades inteligentes como Songdo, na Coreia do Sul, e Masdar, em Dubai. Também será realizada uma feira com atrações abertas aos visitantes, oferecidas por algumas marcas conhecidas mundialmente no ramo da tecnologia.

Relacionadas