Dinheiro na mão é vendaval, já dizia o sambista Paulinho da Viola. E o que aparentemente parece uma boa notícia, pode se transformar em um problema. Com o carnaval chegando, algumas prefeituras e o governo do Estado da Paraíba anunciaram que vão pagar os salários do mês de novembro antes das festividades. Se por um lado passar o carnaval com dinheiro no bolso é bom, a falta de planejamento pode ocasionar em dívidas no mês seguinte. É o que alerta o economista Celso Mangueira.
“Na realidade, é uma faca de dois gumes. Hoje o cidadão chega no fim do mês com dinheiro curto no bolso e esta antecipação ajuda a fechar o mês. Mas é uma data que estimula muito gasto. São quatro dias. O perigo é na realidade antecipar este dinheiro e gastar o que é do mês seguinte dentro do mês anterior. Eu vejo que o controle que deve ser exercido, entendendo que o mês que vem tem 31 dias, mais os 4 da antecipação são 35 dias”, explicou.
O economista alertou ainda sobre as contas que normalmente chegam no início do ano. “Tem que cair na folia mas não pode esquecer do mês. E estes três primeiros meses do ano são complicados, porque têm despesas escolares, IPTU, todo um cuidado tem que ter. No mais é positivo toda antecipação é favorável desde que usada com equilíbrio”, disse.
Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande pagam até o dia 25
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, informou que pagamento dos servidores do município será realizado no dia 24, uma sexta-feira que precede o Carnaval.
Em João Pessoa, os servidores terão o pagamento dos salários referentes ao mês de fevereiro antecipado para os próximos dias 24 e 25. A mudança nas datas foi definida nesta quinta-feira (09) pelo prefeito Luciano Cartaxo, em virtude do Carnaval.
Na sexta-feira (24), recebem os servidores aposentados e pensionistas da PMJP. Já no sábado (25), será a vez dos trabalhadores da ativa da gestão municipal.
Assim como nos municípios, o governador Ricardo Coutinho anunciou a antecipação do pagamento dos servidores estaduais referente à folha de fevereiro.De acordo com o calendário, o pagamento será efetuado nos dias 23 e 24 deste mês. No primeiro dia, recebem aposentados e pensionistas. Já no segundo dia, será efetuado o pagamento dos servidores da ativa, tanto da administração direta quanto indireta.