sábado, 15 de junho de 2019
Economia
Compartilhar:

Dia do consumidor representa novo Black Friday

Ellyka Gomes / 15 de março de 2019
Foto: Acervo/Redação
O varejo nacional tem voltado os olhos para a mais recente data comercial: o Dia do Consumidor - comemorado hoje. As grandes redes anunciaram ofertas e descontos especiais para atrair os clientes. Os especialistas já falam que a data é a “nova Black Friday brasileira” ou a “Black Friday do primeiro semestre”. Uma pesquisa da plataforma Reclame Aqui apontou que 27,3% dos consumidores pretendem aproveitar o período para comprar.

“Antes, o Dia do Consumidor era lembrado só para rever o Código de Defesa do Consumidor, discutir as principais leis etc. Agora, a data vem ganhando cada vez mais destaque no calendário do consumo por esforço das próprias marcas, dos maiores players do Brasil, porque viram nela uma oportunidade para vender mais”, comentou o CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.

Ele ressaltou que as empresas precisam entender que o consumidor brasileiro não quer apenas um bom preço, mas uma boa experiência em todo o processo de compra. “De que adianta fazer promoções e não conseguir entregar no prazo, enviar o produto errado ou mesmo cobrar fretes abusivos do seu cliente?”, questionou.

Por se tratar de data comercial, o especialista lembrou que o consumidor deve ficar atento aos mesmos problemas que acontecem em época de Black Friday, como propaganda enganosa, preço mascarado, aumento no valor do frete e também no aumento no prazo de entrega.

“Pesquise muito antes, vejam como as empresas atendem no Reclame Aqui e prefira as marcas com melhores reputações, porque nunca recomendamos arriscar comprar em sites desconhecidos nessas datas de grande volume de vendas. Muitos aproveitadores fazem promoções falsas para enganar o consumidor. Evite também comprar com pagamentos por boleto”, orientou.

Relacionadas