domingo, 27 de maio de 2018
Economia
Compartilhar:

Copa do Mundo pode incrementar vendas de televisores novos no Brasil

Celina Modesto / 21 de Abril de 2018
Foto: Rafael Passos
A proximidade da Copa do Mundo a chegada do sinal digital são dois fatores que deverão aumentar consideravelmente a venda de novas TVs e de conversores digitais. A Copa do Mundo também é responsável pelas diversas promoções que serão realizadas pelas grandes redes de lojas do país, muitas delas apostando em sorteios ou em combos de televisores. De acordo com pesquisa do Google Survey, estima-se que 11 milhões de brasileiros deverão comprar uma nova TV por causa da Copa do Mundo.

Neste ano, as principais apostas das grandes redes do varejo são no formato da TV - telas grandes - e em novas tecnologias, a exemplo da 4K. A rede Extra estima um aumento de 35% nas vendas  de TVs que tenham esta tecnologia, além de incremento de 50% nas vendas de novas televisões até junho deste ano em comparação com a última competição realizada em 2014.

Sinal digital é um incentivo

Em João Pessoa e em outras 12 cidades do entorno, o sinal analógico de TV está previsto para ser desligado no dia 30 de maio. Até lá, a população precisa preparar suas casas para continuar assistindo os canais abertos de televisão. Quem não tiver direito ao kit gratuito de conversor digital, distribuído pela SejaDigital, a expectativa é que grandes redes do varejo façam promoções até a conclusão do processo.

Se o equipamento for de tubo ou fabricado antes de 2010, precisará de uma antena digital e um conversor. Se o televisor for de tela fi na fabricado depois de 2010, precisará apenas uma antena para TV digital. “Diversas lojas do varejo de nossa região já estão comercializando conversores digitais e antenas digitais internas e externas, lojas especializadas em antenas, lojas de eletroeletrônicos e hipermercados. A instalação do kit é muito simples: basta montar a antena, posicioná-la em local alto da casa, livre de barreiras, direcionado para os transmissores de TV que ficam no centro de João Pessoa. Na TV, basta conectar os cabos às entradas RCA”, explicou a gerente local do Seja Digital, Aline Fernandes.

Relacionadas