quarta, 03 de março de 2021

Economia
Compartilhar:

Cooperativismo da Paraíba será celebrado neste sábado; entenda o que é e como funciona

Francisco Varela Neto / 29 de junho de 2017
Neste sábado (1), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) realiza no Parque da Lagoa, o Dia C do Cooperativismo. Um evento que além de celebrar o dia do cooperativismo, contará com muitas atividades na área social. De acordo com o superintendente da OCB na Paraíba, Pedro Albuquerque, as cooperativas devem ter sempre uma finalidade social, além da econômica, e segundo ele é o que vai acontecer no sábado. O evento acontece a partir das 8h.

"As cooperativas elas tem aquela dupla finalidade. A econômica, que é de defender os interesses econômicos dos associados, como também a responsabilidade social, e esse dia que vai acontecer no sábado, que a gente chama o dia de cooperar, ficou de ser celebrado no dia nacional do cooperativismo, que vai ser sábado agora de manhã lá na lagoa, onde a gente já faz esse evento com as cooperativas e entidades parceiras", explicou.

Segundo Pedro, o evento terá muitas opções na área social para quem quiser comparecer. "Nós vamos ter lá os órgãos parceiros, como o Programa cidadão do Governo do Estado, onde vão estar emitindo documentos, como a primeira identidade para quem não tem ainda, ou o primeiro CPF. Nós vamos ter uma programação cultural bem legal também lá, com bandas e outras coisas", afirmou.

Cooperativismo na Paraíba

De acordo com o superintendente da OCB, o Estado da Paraíba é o terceiro do Nordeste em números de cooperativas.  "Nós somos hoje no nordeste o terceiro estado que tem a maior expressão em termos de números de cooperativas, em termos de economia, em termos de representação digamos assim", disse.

Pedro Albuquerque também fez uma explicação do que significa cooperativismo e como funciona uma cooperativa. "O cooperativismo nada mais é do que a união de esforços de pessoas que em busca de uma atividade econômica, desenvolvem uma atividade econômica de forma conjunta. Uma cooperativa é formada no mínimo vinte pessoas físicas que tem as mesmas afinidades econômicas e que através dessas atividades se organizam em uma empresa registrada em junta comercial junto a receita federal que paga seus impostos e seus tributos em busca de desenvolver uma atividade em prol desses próprios associados", explicou.

Pedro Albuquerque explicou que o cooperativismo na Paraíba é responsável por uma grande geração de empregos. "Somos hoje quase 60 mil paraibanos associados as 153 cooperativas e essas cooperativas empregam em torno de 5 a 6 mil empregados diretamente", finalizou.


Relacionadas