quarta, 25 de novembro de 2020

Economia
Compartilhar:

Consumidor espera Black Friday para fazer compras

Celina Modesto / 26 de novembro de 2015
Foto: Arquivo
Uma pesquisa da Google mostrou que 80% dos que intencionam comprar durante a Black Friday esperam pagar menos, ou seja, esperam a data para fazer um bom negócio com um item desejado. Além disso, a pesquisa também mostrou pelo menos 62% dos internautas ainda não conhecem a data, o que representa um potencial de expansão para o varejo.

Dos entrevistados pela Google, em 2014, 47% não pretendiam comprar nada, enquanto 18% afirmaram que o desconto não era atraente. Ainda, 7% dos ouvidos pela pesquisa comentaram que o produto que queria não estava em promoção.

Para o educador financeiro da DSOP, Reinaldo Domingos, deve-se analisar o custo x benefício antes de aproveitar a data.

“Comprar sem necessidade só porque o desconto parece bom acaba levando ao consumismo exacerbado, gastando mais do que devia. Muita gente até acaba entrando no cheque especial ou se enrolando com parcelas no cartão de crédito, correndo o risco de ficar inadimplente. O objetivo de economizar com o Black Friday está longe de ser atingido dessa maneira”, alertou.

Por isso, ele orientou que se parcelamento for inevitável, deve-se ter certeza de que cabe no orçamento.

Além disso, segundo ele, é essencial fazer uma lista detalhada de que se pretende comprar, quem deseja presentear e quanto pretende gastar com cada um, para evitar gastos supérfluos. Por fim, o educador alertou para o cuidado com a internet.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas