sexta, 15 de janeiro de 2021

Economia
Compartilhar:

Confiança do consumidor paraibano sobe 1,41% pelo segundo mês consecutivo, diz pesquisa

Edson Verber / 07 de abril de 2017
Foto: Divulgação
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC ) subiu 1,41% em março, na comparação com fevereiro último, se constituindo em alta pelo segundo mês consecutivo, na Região Metropolitana de João Pessoa. O otimismo em alta atinge tanto homens quanto mulheres, inclusive, quanto à estabilidade de seus empregos, a pesquisa revelou que os pessoenses “se sentiram mais seguros ou extremamente seguros”. Tudo sob influência da desaceleração da inflação e redução da taxa básica de juros.

São dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba, onde consta que o ICC passou de 104,27 pontos em fevereiro, para 105,75 pontos no mês de março, representando uma alta de 1,41% em comparação ao mês anterior.  Em relação ao mesmo período do ano passado, a confiança do consumidor teve um alta de 8,58%, subindo de 97,39 pontos em março de 2016 para 105,75 pontos em março deste ano.

"Para uma recuperação sustentável da confiança do consumidor é importante ter resultados favoráveis no mercado de trabalho", afirmou Marconi Medeiros.

 Ao analisar os dados o presidente da Fecomercio-PB, Marconi Medeiros, ressaltou que esse aumento na confiança do consumidor paraibano foi influenciado, em parte, pela desaceleração da inflação e redução da taxa básica de juros. Marconi Medeiros ainda pontuou sobre a expectativa nos outros meses. “A expectativa para os próximos meses é que o ICC continue apresentando alta, influenciado pela liberação de saques em contas inativas do FGTS”.

Gênero e renda

Na avaliação por gênero, tanto mulheres quanto homens apresentaram maior confiança no mês de março, com altas de 1,48% e 1,30%, respectivamente. Os consumidores paraibanos casados ou em união estável apresentaram a maior alta na confiança, de 2,03%. Em relação à escolaridade, os consumidores que possuem ensino superior completo se mostraram mais confiantes, com uma alta de 1,64%.

Já em relação à renda, os paraibanos que possuem uma renda acima de dez salários mínimos resgistraram a maior confiança, com uma alta de 1,81%, seguidos pelos que ganham entre sete e dez salários mínimos, com 1,62%.

Dois subindicadores

 O ICC é composto por dois subindicadores: O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) que apura a confiança do consumidor em relação à sua situação atual e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC) que mede o sentimento do consumidor em relação à sua situação futura. Com relação ao mês de fevereiro, março apresentou uma alta tanto no ICEA quanto no IEC, com taxas de 1,64% e 1,26%, respectivamente.

Na avaliação dos consumidores considerando a situação atual da família, os paraibanos que avaliaram como melhor a atual situação familiar, subiu de 21,43% em fevereiro para 22,11% em março desse ano. Já os consumidores que avaliaram como pior a atual situação familiar caiu de 43,68% para 42,21%.

Em relação à situação futura da família, os consumidores que avaliaram como melhor subiu de 60,16% em fevereiro para 61,32% em março, Já os que consideraram como pior a situação futura familiar, caiu de 6,87% para 5,09%, no mesmo periodo.

Sobre empregos, a pesquisa revelou que os pessoenses que se sentiram mais seguros ou extremamente seguros subiu de 48,31% em fevereiro para 48,80% em março. Neste mesmo período, a parcela de entrevistados que se sentiram nada seguro ou um pouco seguro, em relação à estabilidade de seus empregos, caiu de 41,95% para 39,93%.

Relacionadas