quarta, 26 de junho de 2019
Economia
Compartilhar:

Companhia aérea Avianca reduz voos para João Pessoa

Bárbara Wanderley / 19 de abril de 2019
Foto: Divulgação/Infraero
Quem planejou viagens por via aérea nesse feriadão pode acabar tendo os planos frustrados se comprou passagem pela companhia aérea Avianca. Isso porque a companhia cancelou 10 voos chegando ou saindo de João Pessoa a partir da última quarta-feira até a próxima segunda-feira. Outros 32 voos chegando ou saindo de Recife também foram cancelados neste mesmo período.

A companhia entrou em processo de recuperação judicial em dezembro do ano passado e justificou os cancelamentos informando a possibilidade de redução da sua frota e visando minimizar o impacto na sua operação e aos seus passageiros. A lista de voos cancelados está disponível no site da empresa e é atualizada diariamente.

A orientação da companhia para os clientes que tiveram o voo cancelado é solicitar o reembolso a partir do próprio site da empresa, caso a passagem tenha sido comprada diretamente com a companhia. Caso a passagem tenha sido adquirida por meio de agências de viagem, o consumidor deverá entrar em contato com a agência, que tem responsabilidade solidária neste caso.

A superintendente da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon- PB), Késsia Liliana, contou que na última quarta-feira a entidade orientou diversos consumidores sobre o assunto, e que os Procons de todo o Brasil receberam recomendações para atender aos clientes da companhia aérea que se sentirem lesados.

A primeira recomendação é que o consumidor consulte no site da companhia se houve cancelamento do voo, para evitar ir ao aeroporto desnecessariamente. Caso queira formalizar uma reclamação, além do método presencial, o consumidor também pode registrar sua queixa pelo telefone 151, pelo site procon.pb.gov.br ou ainda pelo site www.consumidor.gov.br, que reúne todas as companhias aéreas e é monitorado pelos Procons e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com informações da Anac, a Avianca devolverá amigavelmente mais 18 aeronaves, de forma escalonada e após o feriado de Páscoa, para mitigar os efeitos para os passageiros. O cronograma de retomada das aeronaves terá início na próxima segunda-feira e poderá impactar ainda mais as operações da companhia aérea a partir desta data.

A Anac determinou que a empresa adéque sua malha aérea, seu sistema de venda de passagens e dê ampla divulgação dos voos cancelados, de forma a minimizar o impacto pela retirada das aeronaves.

Voos cancelados nos próximos dias

6194 / 19/04/2019 / Guarulhos > João Pessoa

6195 / 19/04/2019 / João Pessoa > Guarulhos

6194 / 20/04/2019 / Guarulhos > João Pessoa

6195 / 20/04/2019 / João Pessoa > Guarulhos

6194 / 21/04/2019 / Guarulhos > João Pessoa

6195 / 21/04/2019 / João Pessoa > Guarulhos

6342 / 22/04/2019 / Brasília > João Pessoa

6343 / 22/04/2019 / João Pessoa > Brasília

 

 

 

Relacionadas