segunda, 25 de janeiro de 2021

Deliberação
Compartilhar:

Obras dos açudes Poções e Camalaú vão ser retomadas em abril

Redação, com assessoria / 17 de março de 2018
Foto: Arquivo
As obras dos açudes Poções e Camalaú, localizadas nas cidades de Monteiro e Camalaú no Cariri do Estado, serão retomadas a partir do dia 2 de abril. A retomada dos trabalhos ficou definida durante uma reunião realizada na manhã de ontem, na sede do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa. Segundo a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, a redução da vazão de bombeamento da água no eixo Leste ocorrerá a partir da próxima semana.

Os representantes da Agência Nacional das Águas (Ana), Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e Secretaria de Recursos Hídricos da Paraíba foram contrários à retomada imediata das obras nos dois açudes, propondo o reinício para junho ou julho. O Dnocs e o Ministério da Integração mostraram a necessidade da retomada das obras.

Para a procuradora Janaína Andrade, que coordena o grupo de trabalho da transposição do rio São Francisco na Paraíba, as obras são fundamentais.

“Se os órgãos gestores da transposição pretendem garantir o fornecimento de água com segurança para as cidades, é indispensável a conclusão das obras nos açudes Poções e Camalaú, uma vez que, concluídas as tomadas de água complementar desses açudes, será possível verter para o rio Paraíba não somente as águas transpostas mas também as águas das chuvas, que podem ser armazenadas nessas duas barragens”, afirmou.

Relacionadas