quarta, 26 de junho de 2019
Teatro
Compartilhar:

Ser Tão Teatro e Alfenim são selecionados pelo Programa Petrobras

André Luiz Maia / 01 de dezembro de 2017
Foto: Eunício Rocha/ Divulgação
O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2017/2018 anunciou o resultado de sua seleção na noite da quarta. Dentre os contemplados, boas notícias para a Paraíba: os grupos Ser Tão Teatro e Coletivo Alfenim foram escolhidos para realizar circulações em partes distintas do país. Além disso, a Paraíba também receberá apresentações de grupos de outras partes do país ao longo de 2018 (confira nos quadros nesta página).

O Ser Tão Teatro recebe a notícia em meio a outra circulação, o projeto "Alegria de Náufragos: Rotas pelo Nordeste", patrocinada pelo BNB de Cultura 2017. Pelo novo edital, o Ser Tão Teatro leva em 2018 o espetáculo para nove cidades da região Norte. A novidade é que as apresentações terão acessibilidade, com intérprete de Libras e audiodescrição. Além da encenação do espetáculo, o grupo deve oferecer ações formativas como oficinas e workshops, além de estabelecer diálogo com grupos locais.

No elenco, Thardelly Lima, Cely Farias e Rafael Guedes. A direção é coletiva, contando com as colaborações de Giordano Castro (Magiluth, de Recife) e César Ferrario (da companhia Clowns de Shakespeare, de Natal)

Alfenim. Já o Coletivo Alfenim de Teatro foi contemplado com uma circulação por estados do Sudeste, incluindo Rio e São Paulo. Eles apresentam a montagem Memórias de um Cão, baseada em obras e personagens de um de nossos maiores literatos, Machado de Assis.

No elenco, estão Adriano Cabral, Lara Torrezan, Paula Coelho, Ricardo Canella, Verônica Cavalcanti, Vítor Blam e Zezita Matos, além dos músicos Mayra Ferreira e Nuriey Castro. A direção fica por conta de Márcio Marciano.

O edital. A representatividade da Paraíba no edital aumentou. Nas quatro edições anteriores, entre 2009 e 2016, quatro produções paraibanas foram selecionadas no total – desta vez foram duas no mesmo edital. O Nordeste respondeu por 28% dos proponentes, contra 12% na edição anterior.

O anúncio foi feito em um evento no Cinearte do Conjunto Nacional, em São Paulo, durante o seminário “Conversas Teatro em Movimento”, que discutirá desafios e soluções para a itinerância da produção teatral brasileira. Soma R$ 15 milhões em investimentos destinados à circulação por todo o país de espetáculos teatrais não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, até 2019.

Relacionadas