segunda, 12 de abril de 2021

Teatro
Compartilhar:

Lavoura dá sua versão de ‘Édipo’

André Luiz Maia / 20 de agosto de 2016
Foto: Divulgação
Faltando vinte dias para a estreia de O Último Édipo, o Grupo de Teatro Lavoura teve uma missão quase hercúlea: encontrar outro ator que pudesse interpretar o clássico personagem da peça grega escrita originalmente por Sófocles, aqui em releitura de W. J. Solha. O resultado pode ser conferido hoje e amanhã no Espaço Cultural.

O espetáculo, dirigido por Jorge Bweres, já estava sendo esquematizado há pelo menos quatro meses, mas, na reta final, houve uma mudança de planos brusca. "Nós vínhamos trabalhando diariamente na montagem, mas por motivos pessoais, o ator que interpretaria Édipo não pôde continuar conosco. Na mesma hora, me reuni com o grupo e pensamos em André Morais para substituí-lo", relembra. O diretor não quis informar o nome do ator que faria a peça anteriormente.

Para o ator e cantor, que é um dos fundadores do Lavoura, foi um choque, mas que, a seu ver, veio em um momento providencial. "Estou passando por um momento de muitas dúvidas e incertezas, então encarar esse desafio de encarnar Édipo em apenas 20 dias foi difícil, mas estimulante", complementou André Morais.

A narrativa do homem que descobre que seu destino é matar o próprio pai, Laio, e se casar com a própria mãe, Jocasta, permanece. No entanto, houve um cuidado ao transpô-la para a contemporaneidade.

"O texto de Solha no qual nos baseamos, Édipo no Terceiro Milênio, já faz um reposicionamento bom, mas chamamos a dramaturga Sandra Luna, que é o melhor nome nesse quesito, para nos ajudar a pôr isso em cena", comenta Bweres.

Como resultado, projeções ao vivo e recursos audiovisuais foram utilizados, com direção de fotografia assinada por João Carlos Beltrão.

O último Édipo

Do Grupo de Teatro Lavoura

Hoje e amanhã, às 20h. No Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – 3211.6214 – https://www.facebook.com/funescgovpb/).

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Relacionadas