sábado, 19 de outubro de 2019
Teatro
Compartilhar:

‘Joanas do Brasil’, que parte de ‘gota d’água’, está em cartaz no Santa Roza

André Luiz Maia / 17 de novembro de 2018
Foto: thercles silva/ divulgaÇÃO
Gota D'Água, história de desilusão amorosa, abandono e vingança criada por Chico Buarque e pelo paraibano Paulo Pontes, já é conhecida pelo grande público. O "pulo do gato" desta adaptação livre feita pelo diretor e professor Roberto Cartaxo é expandir o universo da peça original e retratar histórias diversas de mulheres brasileiras. Nasce, assim, Joanas do Brasil.

O espetáculo parte da premissa original, que retrata o sofrimento de uma mulher periférica chamada Joana diante da partida de Jasão, seu marido, que decide largar a mulher para se casar com outra, mais jovem e com melhores condições de vida. Sem suportar o abandono, e para vingar-se, Joana toma medidas extremas como forma a lembrá-lo para sempre das consequências de suas escolhas.

Ao invés de apenas uma Joana, aqui ela se multiplica em várias, numa montagem feita com os estudantes do curso de teatro da Fundação Espaço Cultural (Funesc). No elenco feminino, estão Bárbara Azevedo, Juliana Moreira, Priscila Azevedo, Helen H., Luísa Thó, Tâmisa Formiga, Tayane Andrade, Tereza Raquel, Marcela, Gerlane Ruth e Nezilma Tavares.

“Por todo o país, nós temos incontáveis Joanas, que passam pela mesma situação que a Joana da peça. É uma maneira de atualizar essa história, trazendo para a contemporaneidade, nesse momento em que o feminino é tão discutido”, pontua Roberto Cartaxo, professor do curso de teatro e diretor do espetáculo, que também assina a adaptação. Completam o elenco os atores Lucas Queiroga, Márcio Paz, Hugo Salvador, Felipe Marrocos e Eduardo Carvalho

A peça original foi encenada em 1975, sob a direção de Gianni Ratto e direção musical de Dory Caymmi, tendo em seu elenco Bibi Ferreira, no papel de Joana, Roberto Bomfim e Oswaldo Loureiro, que interpretaram Jasão, além de Luis Linhares, Norma Sueli, dentre outros.

'Joanas do Brasil'

Texto e direção: Roberto Cartaxo, a partir de peça de Paulo Pontes e Chico Buarque

Hoje e amanhã, às 20h.

Teatro Santa Roza (Pça. Pedro Américo, Centro, João Pessoa – https://www.facebook.com/funescgovpb – https://www.facebook.com/funescgovpb)

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Relacionadas