quinta, 24 de setembro de 2020

Teatro
Compartilhar:

‘Harry Potter e a Criança Amaldiçoada’ é boa sequência para a história original

Renato Félix / 06 de janeiro de 2017
Foto: Divulgação
Talvez tenha sido inesperado o reencontro dos fãs com Harry Potter. Ou talvez nem tanto para os mais céticos que não acreditavam que J.K. Rowling fosse deixar para lá um personagem tão rentável. De todo modo, a maneira como veio certamente foi inesperada: no teatro e com uma história que mostra Harry e seus amigos quase quarentões. E cujo protagonista, na verdade, é um de seus filhos.

Seja como for, do teatro a trama migrou rapidinho para o livro e Harry Potter e a Criança Amaldiçoada também não demorou a sair por aqui. É o texto da peça, ou seja, basicamente constituído de diálogos, com algumas orientações cênicas. O texto é de autoria de Jack Thorne, com base em história de J.K. Rowling, John Tiffany e dele mesmo, Thorne.

Embora o leitor desacostumado possa estranhar a narrativa à primeira vista, não há o que temer. A trama flui com facilidade e diálogo após diálogo não é um obstáculo ao ritmo ou à compreensão do enredo.

A trama mostra as desavenças entre Harry e seu filho do meio, Alvo (aquele com quem Harry conversa no epílogo de Harry Potter e as Relíquias da Morte). Eles não se entendem e a coisa não melhora quando, em Hogwarts, Alvo fica amigo de Escórpio, filho de Draco Malfoy, seu velho inimigo.

O conflito com o pai leva o adolescente a uma ousada tentativa de corrigir uma falha do passado, levando a situações que beiram o desastre.

Parte da diversão para o leitor potterniano sem dúvida é conferir os destinos de Harry, Rony e Hermione duas décadas depois, e mais do que é mostrado naquele epílogo.

O texto é, sem dúvida, uma boa propaganda da peça. São duas partes, cada um com dois atos, e eles não economizam em magia e necessidade de efeitos especiais complexos no palco. A peça teve muitos elogios da imprensa inglesa. Para os fãs brasileiros, é aguardar uma montagem nacional ou o provavelmente inevitável filme que a adaptará.

Relacionadas