segunda, 23 de abril de 2018
Teatro
Compartilhar:

Dançando conforme a música: Projeto Ubi-ZB sai das pistas para os palcos

Érico Fabres / 22 de outubro de 2015
Foto: Divulgação
Allan Ferreira, 10 anos, morador do bairro Mangabeira VII, sempre foi um garoto rebelde. Filho de pai ausente e separado da mãe, encontrou no Hip Hop a oportunidade de sair do casulo da revolta para uma transformação social que o levou a ser campeão de cinco competições de dança no Projeto The Battle of the School. Mais que troféus, o garoto ganhou uma oportunidade também de fazer o que Fernando Avelino, mentor do projeto social Ubi-ZB, fez com ele para seus irmãos Erick e Caysi, de 12 e 7 anos, respectivamente. A possibilidade de um caminho sombrio ou a de nem ter algum futuro foi trocada pela arte, que culminou na última terça-feira com uma apresentação de uma peça de teatro no Aldeia Sesc 2015.

O compasso das batidas da música, que deu ritmo a muitos corações, agora também ocupa os palcos, onde as crianças representam nada menos que elas mesmas, revivendo as dificuldades que enfrentam e os caminhos das quais se desviaram, onde o destino final não trazia nenhuma glória. Porém o cenário que o projeto quer modificar não é o dos teatros, mas sim o da realidade da comunidade de Mangabeira VII.

De acordo com o professor Fernando Avelino, conhecido por todos como Soldierman, que atualmente está desempregado, o Ubi-ZB sobrevive de doações, e elas estão escassas. “Dou aula três vezes por semana no bairro, na pista de bicicross, mas muitas vezes falta tênis, joelheiras, cotoveleiras e até mesmo lanche para eles. Tivemos um apoio de uma serigrafia, que fez uma consignação para as camisetas do projeto, que estamos vendendo a R$ 20, sendo que 50% vai para pagar os custos e os outros 50% para essas necessidades dos garotos”, conta.

Mais que a dança, o projeto têm ensinado os garotos da comunidade a ter caráter, respeito, amor, cidadania e a aproveitar melhor sua juventude, buscando um futuro para muitos que não tinham nada e agora possuem: a esperança.

Relacionadas