segunda, 23 de novembro de 2020

Teatro
Compartilhar:

3° Festival de Teatro de Mangabeira realizado pela Cia de Teatro Soluar

De Assessoria / 24 de novembro de 2015
A Cia  de  Teatro  Soluar é um grupo  criado há 10 anos  em João Pessoa, e vem desenvolvendo um trabalho de teatro  voltando  para a conscientização, formação e  humanização do público, através das  suas atividades culturais. Este ano o grupo dará continuidade, com a realização da 3ª edição do Festival de Teatro de Mangabeira, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de novembro de 2015 na Associação dos Moradores do PROSIND sempre as 19:00 horas com uma programação repleta de teatro, oficinas e debates.

O Festival, objetiva revelar a produção de teatro da cidade de João Pessoa em especial do bairro de Mangabeira, proporcionando fomento para a produção das Artes Cênicas, além do intercâmbio e a integração que incentive a troca de experiência entre os grupos participantes, Companhias e os demais artistas da Região e de todo o território nacional.

Nas ultimas edições do festival, tanto nas categorias estudantis e profissionais apresentaram o total de 25 grupos de teatro sendo 01 grupo do município de Alagoa Grande e 01 da cidade de Monteiro-PB. Realizaram também apresentações, grupos convidados de dança como é o caso do grupo, + Um Coletivo de Arte com o espetáculo “Bagaço”, e a Cia de Dança D’kebrada com a apresentação do espetáculo “Na luta contra o racismo, o silencio é omissão”. Em relação às apresentações teatrais contamos a participação de espetáculos convidados como é o caso do “Fuzuê” do Grupo Encena, o espetáculo “Anáguas” da Cia de Teatro Oxente, e o espetáculo “A Nóia” da Cia Soluar que tem direção de Edilson Alves. Todos estes espetáculos abrilhantaram de forma muito satisfatória as edições anteriores. Além do teatro tivemos música e por isso pudemos contar com o talento e a voz de Caíque Catunda, Chris Mauricio, Pedro Jeferson, John Nery e o DJ Dhyego Lee que mostraram um pouco do seu trabalho. Alguns desses jovens músicos são moradores do próprio bairro de Mangabeira. No ano de 2014 o grupo JPA- João Pessoa Artesã (região Mangabeira) realizou uma feira de artesanato no dia do festival, mostrando uma diversidade de riquezas artísticas que nosso estado oferece.

Com o objetivo de ampliar ainda mais o intercambio cultural entre os grupos participantes, este ano o edital contemplou todo o território nacional e tivemos o total de 12 espetáculos selecionados na categoria profissional e 2 na categoria estudantil. Entre esses grupos que foram selecionados tivemos espetáculos que vem do município Alagora Grande-PB, Mamanguape-PB, Bananeiras-PB, Campina Grande-PB, Monteiro-PB e também da cidade de Ribeirão Preto-SP.

Nesta terceira edição a Cia Soluar irá homenagear  o ator, diretor Edilson Alves que é natural de João Pessoa, formado em educação artística na área de arte cênica pela UFPB. E o figurinista e aderecista, Anderson Cambraia que é natural de Macapá, mas à um longo tempo reside em João Pessoa, formado em Publicidade pela ASPE. Queremos com essa homenagem agradecer a esses dois profissionais que tantos anos enriquecem a nossa arte paraibana. Tanto tempo dedicado a essa profissão muitas vezes difícil deve ser digna de todos os aplausos.

Relacionadas