segunda, 14 de outubro de 2019
Show
Compartilhar:

Val Donato faz show junino ao lado do Trio Maria Sem Vergonha

André Luiz Maia / 29 de junho de 2019
Foto: Divulgação
Val Donato forrozeira? Tem, sim, senhor! Depois de shows de Carnaval e outros dedicados ao repertório de artistas como Chico Science e Bob Marley, a cantora paraibana apresenta mais uma faceta artística ao promover Val Donato Sem Vergonha, seu encontro com o Trio Maria Sem Vergonha. A apresentação acontece hoje em João Pessoa, na Vila do Porto.

“Esse show é uma realização para mim, dentre esses shows diferentes que tenho feito”, pontua Val. Natural de Campina Grande, a cantora ficou conhecida por seu trabalho no rock, mas afirma ter uma conexão muito forte com a cidade e com os festejos juninos “Morei até quase meus 30 anos por lá. É algo muito forte, algo cultural nosso, a gente sente essa nossa raiz pulsando dentro da nossa música”, define.

Quando perguntada sobre algum momento muito marcante do São João, ela recai em uma página da memória coletiva entre os habitantes da Rainha da Borborema. “Acho que quem é de Campina Grande vai entender melhor, mas o que mais me marca desse período é quando tocava 'Olha pro céu' na abertura do São João. Não sei se ainda toca. É realmente aquele sentimento de 'agora, sim, começou' que batia em todo mundo”, relembra Val.

Como forma de celebrar essa essência do forró presente em seu interior, ela promove o show em que costura um rosário de clássicos do pé-de-serra ao lado do trio formado pelas musicistas Nívea Maria, Katiusca Lamara e Carol Benigno. Além delas, participam da noite o guitarrista Rudá Barreto, o cantor Pedro Indio Negro e o sanfoneiro e tecladista Helinho Medeiros.

“Eu tenho certeza que será uma noite em que eu me emocionarei bastante, já que a memória afetiva do São João é bem forte em mim”, completa Val. O repertório contempla clássicos de Marinês, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Antonio Barros e Cecéu, Dominguinhos e muitos outros.

Repercussão



O Trio Maria Sem Vergonha, que se apresenta ao lado de Val Donato, vem ganhando repercussão gradativa na cidade. Semana passada, elas foram uma das atrações do Arraiá de Seu Pereira, também na Vila do Porto. No início do mês, integraram a programação junina do Centro Cultural Espaço Mundo, dentro do projeto A Ordem É Samba. Hoje, antes de subirem para o Centro Histórico, elas integram o projeto Forró na Feira, promovido pela Prefeitura de João Pessoa na Feirinha de Tambaú.

Mas, quem são elas? Carol Benigno (voz e sanfona), Nívea Maria (triângulo, voz e flauta) e Katiusca Lamara (zabumba) integram a Orquestra Sanfônica da Paraíba, organizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste, e, desde o ano passado, começaram a se apresentar juntas.

“A ideia era tocar e se divertir naquele São João apenas, mas acabou que as coisas saíram melhor do que o planejado”, confidencia Nívea. A ideia despretensiosa acabou ganhando corpo quando começaram a surgir convites para tocar. Foi aí que as três perceberam que o projeto poderia gerar mais frutos.

Nos shows que fazem pela cidade, elas referenciam nomes importantes para a consolidação do gênero do forró, como Luiz Gonzaga, Jackson Pandeiro, Marinês, Flávio José, entre outros. No show da Feirinha de Tambaú, por exemplo, elas apresentam músicas como

“Espumas ao vento”, “Canto de ema”, “Sebastiana” e “Vem morena”, clássicos inescapáveis do forró.

No entanto, a proposta é trazê-las com personalidade própria do trio. “Fazemos uma releitura dessas músicas e aceleramos o BPM delas para inserir um ritmo mais frenético", se referindo às batidas por minuto das canções, que determinam o compasso de cada uma delas e podem influir diretamente no clima das apresentações.

Com isso, a ideia é mostrar um forró reverente às suas tradições, mas concomitantemente contemporâneo. “Estudamos e procuramos trazer para nossas apresentações os clássicos do forró pé-de-serra, sempre trazendo e mostrando como essa música é uma música atual. Não é nada folclórica”, define Nívea Maria.

Ao lado do Trio Maria Sem Vergonha, Val Donato promete uma apresentação que traz sua intensidade de performer do rock enquanto é abraçada pelo forró que tanto embalou sua infância e adolescência.

Val Donato e Trio Maria Sem Vergonha

Hoje, às 22h.

Vila do Porto (Largo de São Frei Pedro Gonçalves, 8, Varadouro, João Pessoa – 3222.6900 – http://www.facebook.com/restauranteviladoporto).

Ingressos: R$ 15

Veja locais de venda na Agenda na página C4 do jornal impresso.

Relacionadas