sexta, 05 de março de 2021

Show
Compartilhar:

Lucas Oliveira homenageia o músico Dércio Marques no projeto Violadas

André Luiz Maia / 11 de julho de 2017
Foto: Levi Britto/DIVULGAÇÃO
O músico Lucas Oliveira é a atração desta terça-feira (11) do projeto Violadas, que acontece na Usina Cultural Energisa. Ele apresenta o espetáculo Raso de Luz, um tributo ao músico Dércio Marques. O Violadas é um projeto desenvolvido através da parceria entre a Paraíba Violões (PaVio), projeto Encontro Violonístico, projeto Deck Livre e Energisa. Comente no fim da matéria.

O espetáculo é fruto de uma série de pesquisas feitas por Lucas a respeito do músico Elomar, se concentrando especialmente nos intérpretes de sua obra. Dentre eles, se destacou Dércio Marques, que cantava diversas canções do baiano.

Em seu repertório, Lucas contempla números compostos por Elomar, como “Noite de santo reis”, “Curvas do rio”, “O violeiro” e “Arrumação”, além de canções diversas, como “Le tengo rabia al silencio”, de Atahualpa Yupanqui, “Um ser de flor”, sob poema de Gilmar Leite, “Saga da Amazônia”, do paraibano Vital Farias, e uma composição própria, “O canto do sabiá”.

Lucas Oliveira é recifense. Lá, se licenciou em Música pela UFPE e em 2015 defendeu sua dissertação sobre o cancioneiro de Elomar. Nesse meio tempo, integrou a Orquestra de Câmara da UFPE, tocando violão, viola caipira e guitarra barroca no projeto Ópera em Três Tempos. Também atuou como professor de música no curso de Extensão da instituição.

Relacionadas