sábado, 20 de outubro de 2018
Show
Compartilhar:

Banda ADZ vai gravar em DVD seu show com repertório de Zé Ramalho

André Luiz Maia / 27 de fevereiro de 2018
Foto: Lucas Ribeiro/ DIVULGAÇÃO
Ser reconhecido e chancelado pelo seu ídolo deve ser o sonho de quase todo artista, especialmente no campo da música. Os paraibanos da banda Abrados Zoio (ADZ) não só conseguiram isso como verão nascer um registro audiovisual que celebra esse aval. É o projeto ADZé, que o grupo vem realizando nos últimos meses em João Pessoa. Depois de alguns contratempos, a gravação do show em DVD, idealizado pelo próprio Zé Ramalho e que deveria ter sido realizada no dia 9, acontece hoje no Atol Music Bar, em Tambaú, apenas para convidados e sorteados nas redes sociais do grupo.

Uma conjunção de fatores impediu a primeira gravação. "O Atol tem um pé direito baixo, o que nos impediu de elevar o palco. Então, no dia 9, em plena véspera de Carnaval, tinha muita gente transitando pelo bar, o que ia bloquear a visão das câmeras para o palco. E eu jamais ia pedir pro pessoal não se levantar e interagir com a gente naquela ocasião", explica Yuri Carvalho, vocalista da ADZ.

A solução foi deixar para depois, em uma ocasião voltada especialmente para a realização do show, o que levou tambpem à limitação do público aos convidados e aos fãs de Zé e da própria ADZ que participaram do sorteio nas redes sociais da banda para garantir entradas.

"Além da questão da gravação, tivemos uma limitação do espaço. Serão apenas 70 pessoas lá dentro no total, infelizmente", completa Yuri. Os pessoenses, no entanto, tiveram algumas oportunidades de conferir a apresentação que vai para o DVD, em várias performances realizadas em casas de show da cidade.

No repertório, pouco mais de 20 canções clássicas do repertório de Zé Ramalho. Escolhê-las, no entanto, foi uma tarefa árdua. "A gente traz alguns clássicos da carreira, como 'Avôhai', 'Vila do sossego', 'Entre a serpente e a estrela', 'Beira-mar' e 'Kriptônia', mas também tem espaço para algumas músicas mais 'lado B', como 'Galope rasante'", explica o vocalista da ADZ.

Outra adição ao set list foi "Jardim das Acácias", em uma sugestão dupla: os filhos de Zé, Christian e Antônio Ramalho, lembraram da canção; um pedido compartilhado com um espectador da plateia do show do dia 9, que havia vindo do interior de Pernambuco apenas para conferir o show.

O filho na plateia. O projeto do DVD começou em uma apresentação do grupo no Café da Usina, que contou com Christian Ramalho na plateia. Ele gostou do que viu e registrou um pouco do show. "Eu vi que tinha algo de especial ali e decidi gravar. Enviei para meu pai, que gostou bastante do que viu", explicou.

Meses depois, veio o pedido de Zé Ramalho. Ele solicitou que Christian dirigisse um DVD registrando o ADZé, a ser gravado no Atol Music Bar, cujo proprietário é Antônio Ramalho.

Para isso, o cantor e compositor fez algumas exigências. Uma delas é que não exista nenhuma espécie de pot-pourri e as versões sejam apresentadas na íntegra. Este registro, nas palavras de Christian Ramalho, é um presente de Zé Ramalho para o grupo, que poderá utilizar o material como divulgação ou mesmo comercializá-lo. Perguntado sobre alguma data para lançamento, Yuri faz mistério. "Será distribuído pela internet gratuitamente em um futuro bem próximo", adianta.

Novidades. A Abrad'Os Zoio já passou por algumas formações desde sua criação, em 2012. A que participará do DVD Yuri Carvalho (voz e ukulele), Pedro Medeiros (guitarra), Ítalo Artur (baixo) e Beto Preah (bateria).

Na gravação, eles devem apresentar uma canção inédita autoral, "Mandinga", poema de Acilino Madeira musicado por Pedro Medeiros. "Devemos lançá-la em março através das redes sociais", conta Yuri Carvalho.

Relacionadas