sexta, 18 de setembro de 2020

Série
Compartilhar:

‘Luke Cage’ mostra identificação com o Harlem e a cultura negra

Renato Félix / 25 de outubro de 2016
Foto: Divulgação
Parece que são ambientações inconciliáveis, mas Luke Cage, série da Netflix, faz parte do universo cinemático da Marvel. Trata-se da terceira série com heróis da editora produzida pelo Netflix (Demolidor já teve duas temporadas e Jessica Jones, uma) e, como nas anteriores, há referências de leve a pessoas com martelos ou armaduras superpoderosas aparecendo por aí (“Então você é um deles!”), mas não passa disso. O cenário e o contexto são bem outros. É como se os Vingadores atuassem em uma escala que torna impossível para eles perceber o que (ou se importar com que) acontece na periferia.

Luke Cage apareceu em Jessica Jones, que, como Demolidor, se passa em Hell’s Kitchen (a “cozinha do Inferno”, bairro de Nova York). Agora, ele está no Harlem, onde, apesar da superforça e pele invulnerável e bem à moda de Shane no faroeste em Os Brutos Também Amam (1953), tenta esquecer o passado e evitar confusão.

Porém, como se sabe, “com grande poderes vêm grandes responsabilidades”... Ele logo se envolve com os gangsters locais e, aos poucos, vai se tornando o herói do bairro.

É essa a diferença desta série até mesmo para as duas anteriores da parceria Marcel/ Netflix. Demolidor ainda é a história de um super-herói contra criminosos, mesmo que mais sombria e violenta do que o que costumamos ver. Jessica Jones já não tem uniformes e identidades secretas, mas é muito centrada em uma questão pessoal da protagonista. Luke Cage, mesmo só querendo cuidar da própria vida, constrói aos poucos uma relação com o bairro: o Harlem, tão simbólico da comunidade negra nos EUA.

Não podia ser uma ambientação melhor. Luke Cage é um dos primeiros heróis negros da Marvel, lançado em 1972. E há muitas referências à cultura afro-americana nos EUA durante a série: dos números musicais que se passam na boate onde boa parte da ação acontece às ruas, como a Malcom X Boulevard.

Agora vem Punho de Ferro e o Netflix segue em direção à reunião dos heróis em Os Defensores, os Vingadores da periferia.

Relacionadas