terça, 12 de novembro de 2019
São João
Compartilhar:

Festividades juninas em Campina Grande, João Pessoa e Santa Luzia

Wênia Bandeira/Aline Martins/Edson Veber / 21 de junho de 2019
Foto: SECOM-JP
O cantor paraibano Ton Oliveira será uma das atrações de hoje do Palco Elba Ramalho no Parque do Povo. Ele prometeu que a noite será marcada por muito forró pé de serra para embalar o fim de semana de maior visibilidade do Maior São João do Mundo.

Este será a 26ª edição do evento que Ton Oliveira participa ao longo dos seus 27 anos de carreira. Ele falou que mesmo com toda esta história a ser contada, continua ficando nervoso ao subir no palco.

“É um clichê dizer que dá um frio na barriga, mas é verdade, é o que acontece. O São João de Campina Grande tem muita visibilidade e isso traz uma responsabilidade de fazer um show melhor que qualquer outro que a gente faça”, falou.

Ton é natural de Campina Grande e conta que já cantou no Parque do Povo por mais de 30 vezes. Ele explicou que, em algumas edições, participou do evento em vários dias diferentes, o que faz com que seja essencial estar na programação.

“É um orgulho para qualquer artista de qualquer ritmo estar lá e para um forrozeiro mais ainda. Além disso, este fim de semana é a gema do ovo, é o final de semana que atrai mais turistas e que tem maior público”, afirmou.

Ele ainda disse que fica feliz em ter o forró presente todos os dias do Maior São João do Mundo, mesmo com outros ritmos entrando na programação.

Nesta sexta-feira (20), o palco principal terá também as apresentações de Matheus Morais, Forró da Barka e Ramon Schnaider.

Em João Pessoa



Em ritmo junino, o Forró Encabulado se apresenta na tarde desta sexta-feira (20), no Hotel Globo, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. O show faz parte da programação do São João da Capital, que tem como tema, ‘São João da Gente’, e faz homenagem este ano ao centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro. Desta sexta-feira até a próxima segunda-feira, Dia de São João, o arrasta pé tomará conta de vários espaços da cidade. Tudo isso gratuitamente. Entre os nomes consagrados do forró estão Waldonys, Assisão, Jorge de Altinho e Kátia Cilene.

Se quiser curtir um forrozinho e ainda contemplar o pôr do Sol, a opção é o Hotel Globo que traz o Forró Encabulado. A atração se apresenta a partir das 16h30 de hoje. Amanhã, os shows continuam e acontecem no período da tarde, no Sabadinho Bom, na Praça Rio Branco, no Centro da cidade, e no Forró da Feira, na Feirinha de Tambaú, na orla da Capital. Também neste sábado, a festa junina acontece no Ponto de Cem Réis, no palco principal montado pela Prefeitura Municipal, que organizou o evento, por meio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Sandra Belê e Kátia Cilene fazem show amanhã, a partir das 20h15. Além disso, ainda haverá apresentação de Quadrilha dos Bonecos Gigantes e do Boneco de Jackson do Pandeiro.

Em vários projetos culturais há atividades nesse período. Um deles é o Arraiá de Economia Criativa e o Festival do Milho, que começou ontem e termina no domingo, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), bairro de no José Américo. Estão sendo realizadas oficinas criativas gratuitas e que abrangem temáticas importantes como cultivo de hortas urbanas, artesanato, decoração junina (sustentável) e produção de embalagens (sustentáveis).

O evento também vai reunir uma série de atrações culturais como apresentações de quadrilhas juninas, trios pé de serra, além de shows gastronômicos com chefs renomados como Lubyanka Baltar, Fabio Cunha e Luiz Cláudio.

Mudanças no trânsito

Por conta dos festejos juninos na área central de João Pessoa, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) modificará a circulação de veículos no entorno da Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis) nos dias 22, 23 e 24. A estimativa é que 20 mil pessoas passem por noite pelo local. A partir das 6h de amanhã, a Semob-JP vai proibir o estacionamento de veículos na Avenida Visconde de Pelotas, desde a Praça João Pessoa, para evitar que ocupem as vagas destinadas aos veículos oficiais e de emergência. A circulação na Visconde de Pelotas será permitida até as 17h, após esse horário apenas as viaturas de serviços públicos terão acesso ao perímetro. O trânsito será normal pela parte de baixo da Praça 1817, trecho em frente ao Banco do Brasil. Este mesmo plano de mobilidade vai ocorrer nos dias 23 e 24.

Em Santa Luzia



O São João de Santa Luzia, Sertão, será aberto oficialmente, nesta sexta, com muito forró pé de serra e bandas musicais. Mas, há 12 anos, além da programação realizada pela gestão pública municipal, as famílias de Santa Luzia promovem, na Praça da Matriz da Cidade, a Festa da Tradição, que foi denominada São João das Famílias e dos Amigos das Famílias de Santa Luzia.

Quem informa é a presidente da Santura (Associação de Turismo e Cultura de Santa Luzia) e gestora de Turismo e Fomento do Sebrae Paraíba, Regina Amorim que, ao fazer uma avaliação da festa garante que “o São João Tradição vem, a cada ano, melhorando em qualidade, autenticidade, credibilidade e pertencimento da comunidade. E foi no bojo do crescimento do evento, tendo a comunidade como protagonista, que foi criada em 2017, a nossa Santura, com o propósito, já vitorioso, de unir amigos e familiares, pela preservação dos valores culturais do município e contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural”.

Quando perguntada sobre a estimativa de público em Santa Luzia neste São João, Regina respondeu que “o público vai duplicar, em virtude da não realização do São João de Patos, pois, como é sabido por todos, a festa de Patos, município que polariza a economia do Médio Sertão, atraia muita gente que gosta da festa realizada na região sertaneja. Então, mesmo lamentando o fato somos obrigados a reconhecer que seremos beneficiados com muita gente, tanto dos municípios vizinhos como de cidades grandes como a Capital, fato que fortalece a economia local, gerando ocupações e renda, com melhoria do padrão de vida do nosso povo”.

SHOWS

DIA 21/06 (sexta-feira)

Jonas Esticado

Cavalo de Pau

Giannini Alencar

DIA 22 (sábado)

Zé Cantor

Giullian Monte

DIA 23 (Domingo)

Saia Rodada

Thales Lessa

Naldinho Cunha

DIA 24 (segunda-feira)

Gil Mendes

Forró D2

Mano Walter

 

Relacionadas