segunda, 21 de maio de 2018
Cultura
Compartilhar:

Rock Cordel acontece em Sousa a partir desta terça-feira

André Luiz Maia / 15 de agosto de 2017
Foto: Divulgação
O Nordeste é terra de pulsação frenética no campo da cultura, abarcando incontáveis expressões artísticas que vão muito além do forró. O Festival Rock Cordel, realizado na cidade de Sousa, no Sertão da Paraíba, busca mostrar essa pluralidade reunindo hoje dez bandas do gênero formadas por gente daqui.

A organização é do Centro Cultural Banco do Nordeste, mas para acomodar melhor o público, ao invés de utilizar as dependências da instituição, as performance acontecem em um palco montado no Calçadão Mundinho Teodoro, ao lado do CCBNB Sousa.

Este ano, a programação conta com bandas de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e, claro, Paraíba. Dentre os destaques, estão a banda potiguar Talma & Gadelha. Liderados por Simona Talma e Luiz Gadelha, o grupo traz na bagagem três CDs: Matando o Amor, Maiô e Mira. Eles se apresentam amanhã.

A cantora Lorena Nunes vem do Ceará acompanhada da Banda Quente para apresentar um show em homenagem ao movimento Tropicália, que mudou os rumos da música popular brasileira nos anos 1970. Na ocasião, ela aproveita para apresentar canções de seu primeiro disco autoral Ouvi Dizer que Lá Faz Sol, lançado no final de 2014.

A banda sergipana The Baggios também marca presença e traz na bagagem a turnê do disco Brutown, indicado ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos e Artes (APCA) e ao Prêmio Bravo! 2016, organizado pela revista de arte e cultura que retomou as atividades no ano passado.

Da Paraíba, nós temos a instrumental Néctar do Groove, a psicodelia de Banda-fôrra e o samba-rock de Seu Pereira e Coletivo 401. Há quase um ano na promessa de lançar o segundo disco, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, a banda finalmente bateu o martelo.

"Sai em setembro, sem falta", garante Jonathas Falcão, o vocalista e compositor das canções. O público que assiste às performances ao vivo do grupo já conhece praticamente todo o repertório de Eu Não Sou Boa Influência Pra Você e no show de hoje isso não será diferente. "A gente apresentou o repertório do primeiro disco no Rock Cordel de 2012. Voltamos aqui com o repertório do segundo disco. Acho que isso é representativo", completa Jonathas.

Outro grupo que deve apresentar um disco de inéditas é Banda-fôrra. Trilha, álbum de oito faixas que sucede o EP homônimo do grupo lançado em 2015, também aparece nessa nova apresentação, que trará algumas surpresas. "Devemos definir esse repertório no longo trajeto da capital até Sousa", conta o vocalista Guga Limeira.

ROCK CORDEL

De hoje a sábado

Calçadão Mundinho Teodoro (R. Coronel José Gomes de Sá, Centro – http://www.twitter.com/ccbnbsousa).

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas