terça, 24 de novembro de 2020

Cultura
Compartilhar:

Publicação resgata história dos azulejos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo

André Luiz Maia / 20 de dezembro de 2015
Foto: Reprodução
Os azulejos das paredes da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa serviram de base para uma publicação que resgata e contextualiza a história contida nas ilustrações dos dez painéis distribuídos pelo seu interior. O Catálogo de Azulejaria da Igreja do Carmo é organizado pelo doutor em História, André Cabral Honor, e publicado com recursos do Fundo Municipal de Cultura 2013. A obra é comercializada a R$ 20, verba revertida para a manutenção das instalações no livro.

Um dos mais ricos acervos artísticos do Brasil, o conjunto azulejar data do século XVIII, trazido diretamente de Portugal. Além de fotos em alta definição dos painéis da nave principal da Igreja, acompanhadas pela descrição e análise dos episódios históricos e cristãos registrados nas peças cerâmicas, o livro também traz curiosidades e um pequeno histórico do contexto de construção do templo.

André Honor é professor efetivo de História Colonial da Universidade de Brasília, além de ter doutoramento em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado e licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba. É autor do livro O Verbo Mais-que-Perfeito: uma Análise Alegórica da Cultura Histórica Carmelita na América Portuguesa.

Relacionadas