quarta, 14 de novembro de 2018
Cultura
Compartilhar:

Paraibano lança livro “Nelson Speers – Memórias Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo”

Kubitschek Pinheiro / 25 de outubro de 2018
Foto: Divulgação
O educador, escritor e imortal paraibano Itapuan Botto Targino volta à cena cultural nesta quinta-feira, às 14h, desta vez, na Academia Pernambucana de Letras, onde lançará seu novo livro “Nelson Speers – Memórias Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo”, como parte da programação da Jornada Pernambucana de Cerimonial e Protocolo, que tem à frente o cerimonialista Eduardo Vaz. O evento terá mesas redondas sobre Símbolos Nacionais, Ordem Geral de Precedência e o papel do Mestre de Cerimônias. O lançamento oficial da obra de Botto será em no dia 16 de novembro no Parlamund em Brasília, depois na capital paraibana.

Segundo o escritor, seu novo livro “Nelson Speers - Memórias: Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo” traz as memórias de Nelson Speers (pioneiro emérito do Cerimonial Brasileiro). “Sim. É todo constituído de duas partes. Na primeira, descreve-se sua vida, conforme está registrado em documentos, artigos, textos e livros, fazendo incursões por sua infância, adolescência e juventude. Esta parte caracteriza-se como pesquisa documental”, adianta Botto.

Na segunda parte, através da história oral, o escritor reflete a imagem de Nelson “nas dimensões sociopolítica e cultural com depoimentos de familiares, amigos e colegas cerimonialistas, abrangendo desde o mais íntimo, ao mais protocolar e cerimonioso”. Com, selo da Editora Ideia, a pesquisa durou três anos.

Nelson Speers destacou-se como fundador da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), depois transformada no Conselho Federal de Relações Públicas, tendo atuado na USP durante vários reitorados, com evidencia nas gestões do professor Miguel Reale.

“Foi fundador da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo, presidente de Honra da Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP) e detentor de vários prêmios nacionais e internacionais. Escreveu 16 livros sobre os mais variados assuntos referentes à sua área de atuação”, lembra o autor.

O livro “Nelson Speers – Memórias Relações Públicas, Cerimonial e Protocolo” tem vasta importância para o trabalho dos cerimonialistas do país. “Exato. O livro apresenta-se como referencia primária para estudiosos e pesquisadores desse campo de trabalho”, recomenda.

A presença do imortal Itapuan Botto em Recife é fundamental, tendo sido convidado pelos cerimonialistas Marcílio Reinaux, decano do CNCP, Franklin Bezerra Santos, Presidente da Associação Nacional de Cerimonial dos Legislativos estaduais e Chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa – PE, Eduardo Vaz, Chefe do Cerimonial do Tribunal Federal – TRF5 e Silas da Costa e Silva, Chefe do Cerimonial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O livro em breve será lançado em João Pessoa e em Brasília. “Sim, em Brasília, ocorrerá durante o XXIII Congresso Brasileiro de Cerimonial, no auditório do Parlamundi, dia 12 de novembro próximo. Em João Pessoa vamos programar para 2019”.

Relacionadas