sábado, 20 de outubro de 2018
Oscar
Compartilhar:

Apenas um filme baseado em livro concorre a melhor filme

André Luiz Maia / 04 de fevereiro de 2018
Foto: Reprodução
A nonagésima (!) edição do Oscar se aproxima e, com ela, algumas produções ganham destaque na mídia e o interesse do público. Uma parceria importante que Hollywood tem é com a literatura e os quadrinhos, fontes importantes para histórias.

Curiosamente, este ano traz uma situação rara: dentre os nove filmes indicados à categoria de melhor filme, apenas um deles é um roteiro adaptado: Me Chame Pelo Seu Nome, do romance do egípcio André Aciman. No entanto, em outras categorias, há obras que ganharam vida nas telonas vindas diretamente de livros.

Algumas situações são curiosas. Pela primeira vez na história, um filme baseado em histórias em quadrinhos de super-heróis concorre na categoria de melhor roteiro adaptado. Já A Forma da Água, o maior indicado desta edição, concorre em roteiro original, mas um livro foi escrito ao mesmo tempo que o roteiro do filme e acaba de sair.

Me chame pelo seu nome

De André Aciman

Editora: Intrínseca

288 páginas

A primeira edição do livro do egípcio André Aciman veio em 2007 e ganhou adaptação para o cinema pelas mãos de Luca Guadagnino. A história no livro é narrada na primeira parte totalmente sob a perspectiva do personagem Elio e a narrativa segue um pouco além do ponto em que o filme terminou.

A forma da água

De Guillermo del Toro e Kraus Daniel

Editora: Intrínseca

352 páginas

O livro ainda não está disponível nas livrarias, já que ele será lançado apenas no dia 27 deste mês.

Apesar de retratar a história do filme, ele expande o universo em outra direção, já que a história foi pensada de maneira independente para cada mídia por Guillermo del Toro e Daniel Kraus. O livro foi escrito junto com o desenvolvimento do roteiro (como 2001), por isso não se trata de uma adaptação.

Esta não é a primeira parceria da dupla, que desenvolveu o roteiro da série Caçadores de Trolls, a obra infantil mais vista da Netflix. A ideia de A Forma da Água surgiu durante o processo de produção da série.

Wolverine – O velho Logan

De Mark Millar e Steve McNiven

Editora: Salvat. 240 páginas

A obra é a primeira adaptação de uma HQ de super-heróis que concorre ao Oscar de melhor roteiro. O quadrinho é só a base para versão do cinema, que não é 100% fiel, mas mantém a gênese de mostrar um Wolverine envelhecido em um mundo futurista, violento e desesperançado, onde os super-heróis não existem mais.

Leia Mais

Relacionadas