terça, 26 de janeiro de 2021

Cultura
Compartilhar:

Orquestra Sinfônica da UFPB estreia novo maestro

Audaci Júnior / 17 de março de 2017
Foto: Divulgação
Sob a regência de um novo maestro titular, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba abre a sua temporada de 2017 hoje, a partir das 19h30, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus da UFPB em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Recentemente contratado através de concurso público, o carioca Thiago Santos é o novo regente da entidade. Atuou como maestro assistente das orquestras BBC Philharmonic e da Royal Liverpool Philharmonic, na Inglaterra. No Brasil, dirigiu a Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de São José dos Campos, Sinfônica da UFRJ, dentre outras.

Neste concerto de estreia, a OSUFPB lançará o projeto “Série Pedro Américo”, apresentando obras de Alberto Nepomuceno (1864-1920), Mozart (1756-1791) e Tchaikovsky (1840-1893).

“Serão cinco concertos e todas as séries buscam uma associação de personalidades paraibanas com a música clássica”, explica Santos.

Depois das apresentações acerca do período do renomado pintor Pedro Américo (1843-1905), o projeto seguirá com série homenageando nomes como os escritores Ariano Suassuna (1927-2014) e Augusto dos Anjos (1884-1914) e a antiga denominação da cidade, Philipeia.

No repertório desta noite, a Osufpb executará na abertura “Serenata”, de Alberto Nepomuceno, seguido de “Divertimento para cordas em Si bemol maior Kv 137”, de Mozart, e finalizando com “Souvenir de Florence op. 70” (versão para orquestra de cordas), do Tchaikovsky.

Para a temporada, serão realizados 19 concertos gratuitos na Sala Radegundis Feitosa.

Turnê. Outra novidade é que a orquestra da UFPB realizará a sua primeira turnê pelo Nordeste.

Entre os dias 2 e 12 de abril, a sinfônica irá percorrer os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão, realizando apresentações em teatros e salas de concertos das universidades.

Relacionadas