quarta, 20 de novembro de 2019
Cultura
Compartilhar:

Musical ‘O Fole Roncou’ conta a história do gênero musical mais nordestino

André Luiz Maia / 15 de junho de 2016
Foto: LORENA DUARTE/ DIVULGAÇÃO
Mesmo em uma cidade que respira forró neste mês de junho, com a programação gratuita no Parque do Povo, ainda tem um espacinho para um musical em Campina Grande. Mas, é claro, ele fala sobre a história do forró!

O Fole Roncou! – Uma História do Forró terá sua estreia nacional amanhã, no Teatro Severino Cabral. A produção traz repertório musical executado pelo Quinteto Violado e é baseada no livro homônimo, escrito pela dupla de paraibanos Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues.

A publicação faz um apanhado da trajetória do gênero musical, desde o seu início, ainda na década de 1930, até os anos 1980. Ao todo, são mais de 80 entrevistas e um material de acervo extenso, com diversas histórias sobre figuras como Jackson do Pandeiro, Marinês, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda, Anastácia, Antonio Barros, Sivuca e, obviamente, Luiz Gonzaga.

A ideia de fazer o musical foi do jornalista brasiliense Sérgio Maggio, que, após o convite da produtora cultural Edilane Oliveira, também de Brasília, lançou a ideia para Rosualdo, seu colega de trabalho em um jornal na capital federal. "Eles estavam à procura de um roteiro para um musical sobre o Nordeste e, com base no nosso livre, decidiram fazer uma adaptação bem livre", comentou Rosualdo, que também participou da elaboração do roteiro do musical.

‘O FOLE RONCOU – UMA HISTÓRIA DO FORRÓ’

Texto: Sergio Maggio e Rosualdo Rodrigues. Direção: Sergio Maggio.

Amanhã, às 21h. No Teatro Municipal Severino Cabral (Av. Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campina Grande – 3322.7490 – http://teatroseverinocabral.art.br/).

Entrada franca

Relacionadas