quarta, 19 de dezembro de 2018
Música
Compartilhar:

Turma do Balão Mágico lembra sucessos dos anos 80 em show no Espaço Cultural

Renato Félix / 21 de outubro de 2018
Em uma época pré-Xuxa, A Turma do Balão Mágico foi um fenômeno. O trio Simony, Mike e Tob (depois um quarteto com a entrada de Jairzinho, hoje Jair Oliveira) se tornaram um grande sucesso da música infantil no começo dos anos 1980, estrelando especiais na TV e dividindo os vocais com artistas como Djavan, Fábio Jr. e Roberto Carlos. O trio original voltou a se reunir e se apresenta hoje em João Pessoa, no Espaço Cultural, com a turnê Balão Mágico Remember.

"Amigos do peito", "Superfantástico", "Ursinho pimpão", "É tão lindo" e "Barato bom é da barata" são sucessos que estão no repertório para diversão nostálgica de quem foi criança naquela época. Mas a ideia também é chegar até as crianças dessa geração, que conheceram as canções através dos pais.

Criado por Tomas Muñoz, o grupo original lançou cinco álbuns e bateu a marca de 12 milhões de cópias comercializadas. Começou com Simony, revelada pelo concurso de calouros do Programa Raul Gil, e Tob, sendo completado por Mike, filho de Ronald Biggs, inglês autor do célebre assalto ao trem pagador e que havia fugido para o Brasil.

O sucesso do primeiro disco levou ao programa infantil, que tinha Simony como apresentadora principal ao lado do personagem Fofão (de Orival Pessini). Ainda no primeiro ano, o humorista Castrinho também passou a fazer parte da atração. Jairzinho, filho de Jair Rodrigues, passou a integrar o grupo em 1985, consolidando a formação mais memorável. Hoje vivendo nos EUA e em carreira adulta consolidada, não integra o revival do grupo infantil.

Balão Mágico saiu do ar em 1986 para dar lugar ao Xou da Xuxa. O grupo também não durou: em 1988, houve a tentativa de um relançamento da marca com uma Nova Turma do Balão Mágico, que não pegou. Jairzinho e Simony ainda cantaram em dupla por um tempo, emplacando o hit "Coração de papelão".

Simony permaneceu sob os holofotes, apresentando programas de TV como Nave da Fantasia, na Manchete, e Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony, no SBT, e se tornando uma personalidade da mídia bastante ativa, além de se envolver em algumas polêmicas ao longo da vida.

Inclusive, há quem relacione o seriado Samantha!, da Netflix, à sua biografia, algo que a própria Simony nega. No entanto, é difícil não reparar nas semelhanças na trajetória da menina que já era uma estrela de TV aos cinco anos e que se mantém até hoje na mídia.

Os outros membros da trupe seguiram caminhos distintos. Tob, cujo nome real é Vimerson Cavanillas, é ator e trabalhou com o diretor Antunes Filho. Mike (Michael Biggs) trabalha na área de reflorestamento.

Jairzinho se tornou o compositor e produtor musical Jair Oliveira. Embora não esteja presente nos shows deste ano, uma participação do artista não estaria descartada. "A ideia é que, quando formos fazer um DVD, ele participe. Será convidado, com certeza", afirmou Tob, em entrevista a Daniel Vaughan, do Portal R7.

 

Relacionadas