terça, 19 de janeiro de 2021

Música
Compartilhar:

Nomes do forró são homenageados com Troféu Gonzagão em Campina Grande

Giovannia Brito / 18 de maio de 2016
Foto: Divulgação
A noite de ontem em Campina Grande foi de prestar honras ao forró. A VIII edição do Troféu Gonzagão reuniu dezenas de artistas para exaltar o mais autêntico ritmo nordestino e lembrar um dos maiores compositores da música brasileira. O pernambucano Zé Dantas recebeu uma homenagem in memoriam por sua colaboração ao ritmo com canções que foram imortalizadas na voz de Luiz Gonzaga e outros cantores.

“Zé Dantas foi um professor, um mestre. Ele dispensa comentários. Luiz Gonzaga dizia que ele era tão puro que quando chegava perto dele sentia cheiro de bode”, lembrou o cantor Santanna.

Além dele, o multi-instrumentista, Carlinhos Brown, e o sanfoneiro Pinto do Acordeon, também foram homenageados. “Esse ano tivemos a oportunidade de reunir artistas de todos os estados do Nordeste, e ainda de Brasília, São Paulo, Minas Gerais. O Brasil se fez representar em Campina Grande para mostrarmos o melhor da nossa música”, disse um dos idealizadores do evento, Ajalmar Maia.

A cantora Marina Elali, neta do compositor Zé Dantas, foi uma das convidadas do evento representando a família. Ela destacou a felicidade pela lembrança da obra do avô, considerado um dos principais parceiros de Luiz Gonzaga. “Ficamos todos muito felizes e orgulhosos por essa homenagem a um homem que nos deixou há mais de 50 anos, mas que até hoje é lembrado e considerado um gênio da música”, disse a cantora.

O cantor, compositor e sanfoneiro Pinto do Acordeon considerou a homenagem uma das mais significativas de toda sua carreira. “Há tempos que estou com a música e recebo muitas homenagens, mas essa tem um sabor especial, por ter justamente o nome do nosso Gonzagão. Já tinha sentido falta de receber essa honraria”, lembrou.

Segundo Rilávia Cardoso, uma das idealizadoras do Troféu, o novo formato do prêmio valoriza ainda mais a apresentação das atrações. “A cada edição, o evento se supera pelo brilhantismo e entusiasmo dos artistas, ainda mais em um palco de teatro, onde puderam propiciar verdadeiro espetáculo ao público admirador da música regional”, disse Rilávia.

 

Relacionadas