quarta, 21 de agosto de 2019
Música
Compartilhar:

Trio Rumos Ensemble faz show em que passeia pelas regiões portuguesas

André Luiz Maia / 07 de julho de 2019
Foto: Divulgação
Campina Grande é o centro do mundo durante os dias do X Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus), que se estende até a próxima sexta-feira.

Neste domingo (7), é a vez dos campinenses terem acesso a um show especial, que contempla a riqueza da música portuguesa. Trata-se da performance do trio Rumos Ensemble, que leva ao Teatro Municipal Severino Cabral o show Tocando Portugal.

Formado por Anne Victorino D' Almeida (violino), João Vasco (piano) e Luís Gomes (clarinete), o trio apresenta um repertório diverso acompanhados por projeções com vídeos e depoimentos que ajudam a ilustrar o passeio pela cultura do país.

Na segunda-feira, é a vez de entrar em contato com a cultura francesa, com a performance do grupo vocal Loiret's Singers, com direção artística da professora brasileira Julie Cassia Cavalcante.

A proposta do grupo, que não se trata de um coro, mas sim de um conjunto vocal, é eclética ao apresentar um repertório que mistura música sacra, música francesa, brasileira e jazz, resultando em uma colcha sonora variada, adornadas por belas vozes, seja de cantores mais jovens até os com mais experiência.

Vozes vindas da França



A ideia do trio Rumos Ensemble é elevar a música portuguesa ao status camerístico. Além disso, proporciona às pessoas uma visão mais geral sobre Portugal. “Durante a apresentação, apresentamos imagens captadas por todo o país, nas diferentes regiões de Portugal, desde a Ilha da Madeira, Açores, o Sul, o Algarve, o Alentejo”, relata o músico Luís Gomes.

Cada região é apresentada por uma personalidade diferente, na área dos esportes, da pintura, apresentadores. “Cada um faz uma pequena apresentação dessas regiões. É um show multifacetado, que faz com que muita gente fique apaixonada pela cultura multifacetada de Portugal. É um país pequeno, mas com bastante variedade”.

Os gêneros musicais são bem além do fado, que possivelmente é o ritmo mais conhecido do país. “Tem o canto alentejano, que é Patrimônio Histórico da Humanidade, o corridinho, o fandango, cantos pastorícios”, elenca o clarinetista.

Diretamente da França, chegam a Campina Grande o grupo Loiret's Singers. Formado por alunos do Conservatório de Olivet, do departamento de Loiret, são conduzidos pela professora da instituição, a brasileira Julie Cassia Cavalcanti.

A vinda do grupo à Paraíba surge do encontro com o organizador do Fimus, Vladimir Silva, em 2015, quando o Coro de Câmara da Universidade Federal de Campina Grande foi cantar na França. “Também nos encontramos uma segunda vez, em Nova York, no prestigiado Carnegie Hall, quando fomos conduzidos por eles na execução da ‘Missa de Alcaçus’, do compositor Danilo Guanais”, pontua Julie, em entrevista ao Correio.

No repertório, há canções sacras como “Qui propter” e “Deum de Deo”, mas também músicas populares brasileiras, como “Olha Maria”, de Chico Buarque e Tom Jobim, e “Padam padam”, clássico na voz de Édith Piaf.

Programação



DOMINGO

10h Herlane Franciele (violoncelo); Luís Felipe Oliveira (piano) (Teatro Municipal Severino Cabral)

15h Coro de Câmara de Campina Grande (Mosteiro de Santa Clara)

20h Trio Rumos Ensemble (Portugal) (Teatro Municipal Severino Cabral)

SEGUNDA

15h Loiret's Singers (França) (Mosteiro de Santa Clara)

20h — José Julião de Camargo (viola caipira) (Teatro Municipal Severino Cabral)

TERÇA

15h Grupo de Saxofones da Ufal (Teatro Municipal Severino Cabral)

20h Augusto Moralez (vibrafone) (Teatro Municipal Severino Cabral)

QUARTA

10h Loiret's Singers (França) (Hospital Universitário Alcides Carneiro)

15h Ewerson Carvalho (violão) (Teatro Municipal Severino Cabral)

20h Iamaká e Coro de Câmara de Campina Grande (Teatro Municipal Severino Cabral)

Teatro Municipal Severino Cabral (Av. Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campina Grande)

Mosteiro de Santa Clara (R. Cap. João Alves de Lira, 136, Prata, Campina Grande)

Hospital Universitário Alcides Carneiro (R. Carlos Chagas, s/nº, São José, Campina Grande)

Relacionadas