A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa fará, nesta terça-feira (24), o 2º Concerto Didático da Temporada 2016. Voltada para crianças e adolescentes, a apresentação começa às 15h no Centro Cultural Mangabeira e tem como finalidade apresentar aos jovens estudantes como funciona uma orquestra sinfônica.
A plateia será formada por estudantes das Escolas Municipais David Trindade e Índio Piragibe, e ainda por alunos do projeto pedagógico Ação Social Pela Música, bem como da comunidade local que queira prestigiar o concerto.
Sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, a Sinfônica Municipal irá executar um programa que mescla obras eruditas e populares para mostrar ao público as maravilhas dos naipes de corda, sopro, metais e percussão.
Integra o programa o Primeiro Movimento da suíte ‘Dom Quixote’ (Telemann); o Primeiro Movimento (allegro) do ‘Concerto para dois cellos solistas’ (Vivaldi); ‘Cipó branco’ (Cussy de Almeida), ‘Abertura de Egmont’ (Beethoven), o Quarto Movimento (malambo) das danças do balé ‘Estancia’ (Ginastera); o tema do filme ‘Missão Impossível’, ‘Vou me casar’ (Jackson do Pandeiro) e ‘Guerreiro do além-mar’ (Sergio Campelo).
Ação Social Pela Música - Inaugurado em abril, o Centro Cultural de Mangabeira já é referência na música erudita, já que lá funcionam as aulas do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que atende 70 crianças e adolescentes no local.
Inspirado no El Sistema (modelo criado na Venezuela), o ASMB foi instalado – com patrocínio da Petrobras – no ano passado no Alto do Mateus e neste mês de maio passou a funcionar, também, em Mangabeira, contemplando um total de 150 alunos.
Os estudantes contam com professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, solfejo e teoria musical. Também há reforço escolar nas áreas de Matemática e Português.
A Orquestra - A Orquestra Sinfônica de João Pessoa – criada em novembro de 2013 – teve sua grande estreia junto ao público no 1º Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa.
A Orquestra Sinfônica de João Pessoa incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.