sábado, 16 de janeiro de 2021

Música
Compartilhar:

Sinfônica Municipal faz 2º Concerto Didático da Temporada 2016

Secom-JP / 23 de maio de 2016
Foto: Divulgação
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa fará, nesta terça-feira (24), o 2º Concerto Didático da Temporada 2016. Voltada para crianças e adolescentes, a apresentação começa às 15h no Centro Cultural Mangabeira e tem como finalidade apresentar aos jovens estudantes como funciona uma orquestra sinfônica.

A plateia será formada por estudantes das Escolas Municipais David Trindade e Índio Piragibe, e ainda por alunos do projeto pedagógico Ação Social Pela Música, bem como da comunidade local que queira prestigiar o concerto.

Sob a regência do maestro Gustavo Paco de Gea, a Sinfônica Municipal irá executar um programa que mescla obras eruditas e populares para mostrar ao público as maravilhas dos naipes de corda, sopro, metais e percussão.

Integra o programa o Primeiro Movimento da suíte ‘Dom Quixote’ (Telemann); o Primeiro Movimento (allegro) do ‘Concerto para dois cellos solistas’ (Vivaldi); ‘Cipó branco’ (Cussy de Almeida), ‘Abertura de Egmont’ (Beethoven), o Quarto Movimento (malambo) das danças do balé ‘Estancia’ (Ginastera); o tema do filme ‘Missão Impossível’, ‘Vou me casar’ (Jackson do Pandeiro) e ‘Guerreiro do além-mar’ (Sergio Campelo).

Ação Social Pela Música - Inaugurado em abril, o Centro Cultural de Mangabeira já é referência na música erudita, já que lá funcionam as aulas do projeto Ação Social pela Música do Brasil, que atende 70 crianças e adolescentes no local.

Inspirado no El Sistema (modelo criado na Venezuela), o ASMB foi instalado – com patrocínio da Petrobras – no ano passado no Alto do Mateus e neste mês de maio passou a funcionar, também, em Mangabeira, contemplando um total de 150 alunos.

Os estudantes contam com professores de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, solfejo e teoria musical. Também há reforço escolar nas áreas de Matemática e Português.

A Orquestra - A Orquestra Sinfônica de João Pessoa – criada em novembro de 2013 – teve sua grande estreia junto ao público no 1º Festival Internacional de Música Clássica, em dezembro de 2014, dentro do projeto Maestro Capemisa.

A Orquestra Sinfônica de João Pessoa incorporou em seu quadro artístico os músicos da antiga Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, além de 15 talentos novos contratados da região.

Relacionadas