sexta, 22 de janeiro de 2021

Música
Compartilhar:

Roberto Carlos faz show hoje em João Pessoa e sexta em Campina Grande

André Luiz Maia / 10 de maio de 2017
Foto: Divulgação
Muito se discute sobre o título de Rei atribuido ao cantor e compositor Roberto Carlos. O artista, que se apresenta mais uma vez em João Pessoa, divide opiniões, mas inegavelmente traz consigo uma legião de fãs apaixonados. É difícil comparar outro artista a RC em termos de sucesso junto ao público durante mais de 50 anos.

Sua produção, como é natural em um artista do seu porte e de sua longevidade, se tornou mais bissexta, fazendo com que um novo lançamento seja algo muito aguardado pelos fãs. Seu penúltimo, o EP Esse Cara Sou Eu (2012), trouxe um dos grandes hits de toda sua carreira, vendendo mais de 2 milhões de cópias, um feito e tanto para um artista veterano.

O trabalho mais recente, também um EP que leva o nome do cantor, ele traz duas canções inéditas: "Sereia", tema da personagem de Isis Valverde na novela A Força do Querer, e "Vou chegar mais cedo em casa". Completam o lançamento a canção "Chegaste", em parceria com Jennifer Lopez, de moderado sucesso nas rádios, e uma versão ao vivo de "Sua estupidez" captada de seu último especial de Natal.

Após um hiato de cinco anos sem novos lançamentos, os fãs estavam com saudades. Fã de longa data, o jornalista Costa Filho é franco. "Roberto Carlos, como qualquer outro artista com o tempo de carreira dele, teve uma fase áurea, especialmente em parceria com Erasmo Carlos, uma fase com composições poderosas e de vitalidade. Ele mesmo entendeu que era preciso diminuir o ritmo. Ele compõe pouco e grava pouco", argumenta.

No entanto, isso não quer dizer que a qualidade das músicas tenha caído, na sua opinião. "Quando escuto músicas como 'Chegaste' e 'Sereia', eu vejo um toque de Roberto que não foge dos seus clássicos. Aquele DVD gravado nos estúdios Abbey Road é fantástico", comenta, em referência a Primera Fila, gravado no estúdio inglês que ficou famoso por registrar diversas canções dos Beatles.

Costa faz parte de um fã-clube dedicado ao Rei em João Pessoa, chamado Roberto Carlos por Amor. Lá, ele troca ideia com outros aficionados pelo músico. Uma delas é Luciene Monteiro, que há décadas coleciona fotos do Rei publicadas em revistas e jornais. Na sua coleção de álbuns, há mais de 500 fotografias. "Eu me considero fã de Roberto desde criança. Tenho lembranças de brincar de bambolê, bem pequenininha, ouvindo suas músicas na rádio. Eu comecei a gostar dele antes mesmo de ver o rosto, que só fui conhecer depois através dos LPs e das apresentações de TV. Desde então eu nunca larguei", explica. Sua música favorita é a clássica "Detalhes".

Em 1997, veio o primeiro e único encontro com Roberto, logo após um show no Forrock, em João Pessoa. "Eu me tremia toda, mas ele me abraçou, me beijou e foi me acalmando. Só me dei conta que o conheci bem depois de sair do camarim", recorda a fã.

Relacionadas