terça, 12 de dezembro de 2017
Música
Compartilhar:

Músico paraibano Guegué Medeiros lança álbum Catabi

Redação com assessoria / 13 de novembro de 2017
Foto: Divulgação
O músico e produtor paraibano Guegué Medeiros lança seu segundo trabalho solo, o CATABI. Um cd instrumental autoral que explora as sonoridades dos ritmos populares brasileiros em uma linguagem aberta a improvisações. A partir da inquietação do músico em provocar a curiosidade do público para as riquezas das nossas raízes, o som traz uma estética nordestina, mas ao mesmo tempo se faz universal. Nesse momento, Guegué faz shows de lançamento pelo Brasil.

O repertório do disco é formado por Padin, Barraca de Seu Tinin, Ciranda, Solo Vanessa Moreno, Se Faltar eu Mando Buscar,  Mimoso, Catabi, Forró da Titela, Reza (Celé) e Solo Guegué Medeiros. Todas as composições são do Guegué Medeiros
Exceto “Se Faltar eu mando Buscar” (Salomão Soares) e “Mimoso” (Alexandre Ribeiro) que foram dedicadas ao Guegué.

“Catabi é como chamamos as lombadas de trânsito, os buracos no nordeste, e, regionalmente, acabamos adotando essa expressão no meio musical. Quando alguém passa direto em uma convenção ou mudança de compasso, brincamos usando a expressão: “Ei, fulano, olha o Catabi”, o que significa: “Fique atento”, explica Guegué.

“A intenção do trabalho, além de afirmar a riqueza da música nordestina, é que as pessoas parem para ouvir. Ficar atento é importante para que possamos refletir sobre nossa cultura, o que consumimos, sobre nosso posicionamento político-social”, conclui o compositor.

Além de Guegué Medeiros (Bateria e Zabumba), o disco conta com Salomão Soares (Piano), Carol Panesi (Violino, Trompete e Voz), Fi Maróstica (Baixo), Fábio Leal (Guitarra) e Alexandre Ribeiro (Clarinete e Clarone). O álbum ainda conta com as participações especiais de Toninho Ferragutti, Vanessa Moreno e Roberta Valente.

Formado em Música pela Faculdade Paulista de Artes(FPA), Guegué tem participado de trabalhos com artistas como Moacir Santos, Nelson Ayres, Filó Machado, Chico Pinheiro, Chico Cesar, Toninho Ferragutti, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Luiz Melodia, Marcelo Jeneci, Lenine, Zeca Baleiro, Seu Jorge, Anastácia, Maria Alcina, Martinália, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Luiza Possi, Luciana Alves, Lucy Alves, Xangai, Quinteto da Paraíba, Marcia Castro, Proveta, Zé Pitoco, Arthur Maia, Ricardo Harz , entre outros.

Relacionadas