terça, 25 de junho de 2019
Música
Compartilhar:

Socorro Lira concorre novamente ao Prêmio da Música Brasileira

André Luiz Maia / 21 de junho de 2017
Foto: Divulgação
Os indicados para 28º Prêmio da Música Brasileira (PMB) foram anunciados e, pela terceira vez, a cantora e compositora Socorro Lira representa a Paraíba. O projeto Cores do Atlântico lhe garantiu a indicação ao prêmio de Melhor Cantora, na categoria Regional, ao lado das artistas Ana Paula da Silva e Dona Onete.

O anúncio dos melhores em cada categoria ocorreu de forma descentralizada este ano, utilizando as redes sociais como estratégia. Através de vídeos, cantores e artistas foram apresentando os indicados de algumas categorias. A apresentadora Regina Casé ficou a cargo de divulgar a categoria na qual Socorro foi indicada. Comente no fim da matéria.

Outros nomes que utilizaram a plataforma digital foram Lenine, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Camila Pitanga e Lázaro Ramos, dentre outros. Abaixo, você confere os indicados das principais categorias, mas a lista completa pode ser encontrado no site oficial do PMB (http://www.premiodamusica.com.br).

A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de junho de 2017, em solenidade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação da atriz Maitê Proença e da cantora Zélia Duncan. O grande homenageado desta edição é o cantor Ney Matogrosso.

Para Socorro Lira, a notícia veio como uma boa surpresa. "Eu confesso que realmente não esperava de jeito nenhum por isso. Inscrevi o projeto mais como uma espécie de documentação, para fazer com que o Cores do Atlântico fosse ouvido pelo júri técnico. Não estava preparada para receber outra indicação", explica, por telefone, ao CORREIO.

Socorro mora há alguns anos em São Paulo e já ganhou o prêmio uma vez, em 2012, pelo disco Lua Bonita - Zé do Norte 100 Anos.Ano passado, seu projeto ao vivo baseado no disco Amazônia: Entre Águas e Desertos lhe rendeu outra indicação. Sagrou-se campeã outra paraibana, Elba Ramalho, com o projeto Cordas, Gonzaga e Afins. Agora, é a vez de Cores do Atlântico lhe proporcionar mais uma chance de ganhar.

O curioso é que o disco não é um projeto recente. Em 2010, ele foi apresentado na Espanha, em formato CD-livro. "O projeto na verdade começou em 2006, em uma longa pesquisa que fiz junto com a pesquisadora francesa Ria Lamarie. Foram quatro anos até sair o livro-disco lá na Espanha e acabei publicando-o no Brasil apenas no ano passado", explica Socorro Lira. Editado pela Latus, da Universidade Estadual da Paraíba, o álbum apresenta quinze canções que tratam do diálogo entre a brasilidade e nossa raiz lusitana.

O disco contou com participações de artistas oriundos de três continentes distintos, unidos pela língua portuguesa: Uxía e Leilía (Galiza/Espanha), João Afonso (Portugal), Eneida Marta (Guiné Bissau), Margareth Menezes, Cida Moreira e Cirandeiras de Caiana dos Ciroulos (Brasil).

Leia Mais

Relacionadas