domingo, 15 de setembro de 2019
Música
Compartilhar:

Hermeto Pascoal é homenageado em apresentação do quarteto remanseio

André Luiz Maia / 10 de julho de 2019
Foto: Divulgação
Uma noite de celebração a um dos maiores músicos do Brasil. O projeto Noites Herméticas, organizado pelo grupo Remanseio Quarteto, faz um repertório que passeia pela obra de Hermeto Pascoal dentro da 1ª Mostra de Música Instrumental do Café da Usina.

O show conta com a participação especial dos guitarristas Uirá Garcia e Pedro Chico, além da cantora Rinah, que utiliza sua voz afinada como instrumento em forma de vocalize e harmonizações. O Remanseio, que começou como um trio em 2013, era composto por Uaná Barreto (piano), Danilo Cardoso (contrabaixo) e Dennis Bulhões (bateria). Com a mudança de Bulhões para os Estados Unidos, agora eles contam como Gilson Machado (bateria) e Lucas Andrade (clarinete e saxofone), se tornando um quarteto.

O repertório da noite passa por composições de Hermeto Pascoal e a linguagem da música universal, termo utilizado pelo compositor, arranjador e multi-instrumentista alagoano para designar a música que envolve qualidade harmônica, riqueza rítmica e diversidade temática, de forma atemporal e sem fronteiras. “Além disso, a gente vai ter muitas sessões de improviso, uma característica da forma de Hermeto em pensar na música, com o processo de escuta e percepção dos músicos entre si bastante afiada”, pontua Uaná Barreto.

Inicialmente, a ideia era que esta apresentação trouxesse um apanhado da música brasileira como um todo, mas decidiram por modificá-la após tomarem conhecimento da notícia da concessão do título de Doutor Honoris Causa por parte da UFPB a Hermeto Pascoal, em cerimônia que deve acontecer ainda este ano.

Relacionadas