domingo, 17 de janeiro de 2021

Música
Compartilhar:

Grupo Camena se apresenta neste sábado na Sala José Siqueira, em João Pessoa

André Luiz Maia / 21 de maio de 2016
Foto: Divulgação
Você sabe o que é música barroca? Música desenvolvida em meados do século XVII, ela é responsável por dar as bases da música ocidental como conhecemos hoje. O Camena, grupo na UFPB que estuda o estilo desde a década de 1990, realiza o evento Um Sarau à Vida Boa, resultado de uma oficina de música barroca, privilegiando em seu repertório composições de Antonio Vivaldi.

O título, no entanto, faz referência a uma chacona, gênero musical espanhol, intitulada “A la vida bona”, do compositor Juan Arañés, citado em obras de Miguel de Cervantes. “Essa música celebra a vida e o prazer de cantar e festejar ao som de uma boa música. É a nossa ideia de sarau, por isso decidimos nomear o concerto com o título dessa canção”, explica Heloísa Muller, uma das diretoras do grupo Camena, ao lado do músico Ibaney Chasin.

Em um segundo momento, eles executam peças de Vivaldi, a exemplo dos solistas Ulisses Silva (viola) e Gustavo Seabra (mandolim). “Faremos um concerto para cordas, outro para bandolim e cordas e um concerto para viola, guitarra elétrica e sanfona, um arranjo de Ibaney Chasin, que adaptou uma obra do Vivaldi para instrumentos modernos”, conta.

CAMENA

Hoje, às 18h.

Na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho – https://www.facebook.com/funescgovpb).

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas