segunda, 17 de junho de 2019
Música
Compartilhar:

FurmigaDub na estrada com documentário sobre música popular

André Luiz Maia / 15 de dezembro de 2018
Foto: Divulgação
O produtor musical e DJ FurmigaDub ganhou notoriedade por sua fusão criativa entre os ritmos da música popular de raiz e os beats das pista de dança globais, em um gênero que o brasiliense radicado na Paraíba define como cocostep.

Este ano, ele lançou seu primeiro álbum, Grave da Mata, com participação de artistas como o paraibano Totonho e os baianos do ÀTTØØXXÁ. A partir de hoje, ele dá início a uma nova empreitada, em parceria com o edital Rumos, do Itaú Cultural.

Até o dia 18, ele percorre quatro cidades paraibanas para a realização de quatro mini-documentários com mestres da cultura popular, em uma espécie de resgate e registro histórico de sua produção. Produzidos por ele, a direção é de Marcelo Lordello. O primeiro deles é com Totonho, em Monteiro. “A gente vai conversar com ele, entender como funciona sua criação e também a cultura daquela região”, comenta Fabiano Formiga, o homem por trás do FurmigaDub.

Um de seus mixes mais populares é o da canção "Ainda dapadá", da artista campinense Anita Garyballdi, que também está no roteiro desses docs. “As pessoas ouviam meus mixes, gostavam, mas queriam saber que músicas eram aquelas e a história por trás daquilo tudo. Através desses documentários, quero apresentar ao público paraibano e do resto do Brasil as histórias dessas pessoas”, completa FurmigaDub.

Outras locações confirmadas são Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola da zona rural de Alagoa Grande, e João Pessoa, quando Fabiano conversa com Marinho, mais um mestre descoberto e gravado por FurmigaDub.

Em seu trabalho, o produtor estabelece uma ponte entre os ritmos que cresceu ouvindo, como ciranda, caboclinho e baião, e as batidas da cada vez mais efervescente bass music. Além de compor suas próprias músicas, Furmiga resgata e grava canções de mestres da cultura popular nunca gravados, ajudando a preservar e difundir trabalhos singulares da cultura brasileira.

Relacionadas