quinta, 21 de março de 2019
Música
Compartilhar:

Encontro reúne músicos e pesquisadores para celebrar a sanfona

Renato Félix / 28 de julho de 2018
Foto: Rafael Passos
Após sete anos de ausência, o Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba volta a ser realizado hoje, com atividades durante o dia na Associação Balaio Nordeste, e um show coletivo à noite, no Teatro do Sesi, ambos no centro de João Pessoa. No centro das discussões, o espaço para o forró no mercado musical, a peleja para que o forró seja reconhecido como patrimônio imaterial e, em particular, a preservação do fole de oito baixos.

Este último tópico será tema de uma palestra às 14 horas que terá a participação de representantes do Iphan e do músico paulista Leo Rugero, pesquisador do instrumento, que já produziu dissertação de mestrado, livro e documentário sobre o oito baixos.

Ele vai se apresentar hoje à noite, no Teatro do Sesi em um show coletivo que vai reunir muitas atrações do forró (veja o quadro ao lado), inclusive Luizinho Calixto e João Calixto, que representam uma família que fez do fole de oito baixos sua maior expressão.

A salvaguarda do fole de oito baixos já é um projeto prestes a começar. Aprovado pelo Iphan, ele começa pela documentação.

“Nunca foi feito um estudo concentrado na Paraíba sobre fontes bibliográficas, sobre histórias de famílias ligadas a grandes tocadores’, diz Rugero.

Mas o evento começa logo cedo, às 8 da manhã, com uma roda de sanfona em frente à Associação Balaio Nordeste, próximo à Praça Antenor Navarro.

Programação 

MANHÃ (Associação Balaio Nordeste)

▶ 8h – Sanfonada

▶ 9h às 12h – Rodas de prosa entre sanfoneiros e folistas

TARDE

▶ 14h – Palestra "O fole de oito baixos e sua salvaguarda"

▶ 15h – Exibição do doc O Fole Roncou, com debate

NOITE (Teatro do Sesi)

▶ 18h – Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste

▶ 19h – Apresentações de Luizinho Calixto, Leo Rugero, Paulo Henrique, João Calixto, Diviol Lira, Veronica Sedrez, Edgley Miguel, Olga Soares, Forró Caçuá, Forró Ripa Na Chulipa, Forró Encabulado, Forró Maria Sem Vergonha, Grupo Pérolas do Nordeste, Os Filhos do Forró, Os Três do Norte, Forró Bom Kiçó, Flor de Mussambê, Paraiba Feliz, Salatiel de Camarão, Climério De Oliveira.

Associação Cultural Balaio Nordeste (R. Maciel Pinheiro, Centro, João Pessoa)

Teatro Armando Monteiro Neto (Teatro do Sesi) (R. Rodrigues Chaves, Trincheiras, João Pessoa)

Entrada franca

Relacionadas