sábado, 28 de novembro de 2020

Cultura
Compartilhar:

Morre Vianei, dono da última locadora de vídeo de João Pessoa

Renato Félix / 22 de outubro de 2017
Foto: Reprodução / Google Street View
Morreu nesse sábado (21), em João Pessoa, José Vianei Leite Lima, dono da última locadora de vídeos da cidade. Seu Vianei comandava pessoalmente a Kauai na Esquina 200, em Tambaú, desde que era uma loja de artigos para surfe. Depois, ela se tornou uma locadora de CDs e, em seguida, de vídeos.

Nesse ponto, do outro lado do corredor na mesma Esquina 200, tinha bem à frente uma concorrente de peso: a Ribalta, então uma das maiores redes de locadoras do estado. A Kauai, então, apostou em um nicho: o de filmes clássicos e “de arte”.

Procurando ter tudo no segmento, inclusive procurando sob encomenda cópias de filmes que ainda nem haviam sido lançados no Brasil, a locadora se tornou um reduto de cinéfilos, professores e intelectuais que passavam por lá para pegar uns filmes e bater um papo. Assim, sua locadora sobreviveu mais que a poderosa concorrente e continuava na ativa até a morte de seu proprietário. Ainda não há informações se a loja continuará funcionando.

O curioso é que Vianei, carioca que veio morar em João Pessoa em 1980, não era, ele mesmo, um cinéfilo. Pesquisava durante os fins de semana pelos lançamentos na área, gabava-se de que ainda teria tudo que constava no livro “1001 Filmes para Ver Antes de Morrer” e ultimamente mostrava com orgulho seu acervo nas redes sociais.

O velório está sendo realizado desde às 7 horas deste domingo, na Rosa de Sharon, e o enterro será às 15 horas, no Jardim Mangabeira.

Relacionadas