terça, 25 de junho de 2019
Literatura
Compartilhar:

Paraibano lança ‘Os Dez Mandamentos para um Escritor Iniciante no Brasil’

André Luiz Maia / 21 de dezembro de 2017
Foto: Divulgação
Com o avanço tecnológico, publicar um livro não é mais uma tarefa hercúlea. Financiamentos coletivos, publicações online, as opções são inúmeras. Mas para entrar no competitivo mercado literário tradicional, a situação não é fácil. Uma opção para quem está interessado em entender esse meio é o livro Os Dez Mandamentos para um Escritor Iniciante no Brasil, de José Nêumanne Pinto.

A obra na verdade surge a partir de uma palestra proferida pelo jornalista, crítico e escritor paraibano durante uma edição do Pôr do Sol Literário, organizado pela Confraria Sol das Letras. O lançamento acontece hoje na capital na 46ª edição do evento. Dividido em dez capítulos, mais o prefácio de Antônio Torres, trata-se de um livro bem objetivo. "A ideia é que a pessoa que queira entrar no mercado, ser publicado e ter reconhecimento se sinta estimulado ou desestimulado a embarcar nisso", brinca Nêumanne.

Publicar é relativamente mais fácil, mas a crise econômica, na visão do escritor, apresentou entraves, já que as editoras estão evitando o lançamento de escritores estreantes. Portanto, José Nêumanne dá algumas ferramentas para esses novos autores. “O livro traz o ponto de vista de alguém que tem três experiências: a de escritor com livros publicados, a de editor e a de jornalista que escreve sobre livros”, completa.

Relacionadas