terça, 26 de janeiro de 2021

Literatura
Compartilhar:

Obras de Mark Twain, Julio Verne, H.G. Wells e Bram Stoker estão em coleção da Via Leitura

Renato Félix / 23 de abril de 2017
Foto: Divulgação
Clássicos são eternos e na literatura isso se prova nas frequentes reedições de livros que já caíram no domínio público e acabam sempre voltando às livrarias. A editora Via Leitura está apostando nessa cesta com obras consagradas como As Aventuras de Tom Sawyer, de Mark Twain, A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne, Drácula, de Bram Stoker, O Homem Invisível e A Máquina do Tempo, de H.G. Wells.

O livro de Mark Twain é uma de suas principais obras, lançada originalmente em 1876, e que faz par com As Aventuras de Huckleberry Finn, de 1885, como suas grandes aventuras juvenis no Mississipi. Nesta edição, a palavras traduzidas de Twain voltam a ganhar a companhia dos desenhos de True Williams, ilustrador da edição original.

Na história, Tom e Huck vivem tentando fugir das obrigações e viver se divertindo e tomando banho no rio: até o dia em que testemunham um assassinato.

A Volta ao Mundo em 80 Dias, originalmente de 1875, foi o segundo lançamento da coleção, seguindo Tom Sawyer. A trama é centradas em Phileas Fogg, um regradíssimo cavalheiro inglês que aceita a aposta de dar a volta ao mundo em 80 dias.

Lembrando que se trata de 1875: sem aviões, o percurso é feito em todo tipo de transporte da época, como trens, carruagens, navios e até elefantes. A trama rendeu um filme que ganhou o Oscar de 1956, em que David Niven viveu Fogg com brilhantismo e seu valete, Passepartout, foi papel do cômico mexicano Cantinflas.

A coleção prosseguiu com dois livros de H.G. Wells, um dos grandes autores de ficção científica do período: O Homem Invisível (1897) e A Máquina do Tempo (1895). São duas tramas icônicas que inauguraram situações que a ficção nunca deixou de revisitar: a invisibilidade e as viagens no tempo.

O mais recente lançamento é o romance vampiresco Drácula (1897), do irlandês Bram Stoker. Narrado em forma de cartas, lançou um dos personagens mais icônicos da ficção literária e cinematográfica.

Relacionadas