terça, 25 de junho de 2019
Literatura
Compartilhar:

Livro inédito de Ariano Suassuna já está nas livrarias

André Luiz Maia / 20 de dezembro de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO
Ariano Suassuna, um dos maiores escritores da língua portuguesa, deixou pronto dois volumes de uma série de livros que planejava lançar como uma espécie de resumo do universo que criou, além de relatar trechos de sua biografia em forma de romance. Assim surge Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores, lançado neste fim de ano pela editora Nova Fronteira, agora detentora dos direitos de publicação dos romances do paraibano.

A obra, que demorou 33 anos para ficar pronta, é dividida em dois volumes: O Jumento Sedutor e O Palhaço Tetrafônico. A ideia é que fossem sete volumes, mas o escritor só conseguiu concluir estes dois em 2014, pouco antes de sua morte. Romance de Dom Pantero... traz ilustrações e gravuras inspiradas em pinturas rupestres feitas pelo próprio Ariano.

“No Romance da Pedra do Reino, ele tinha começado a inserir essas gravuras, mas ali não tinha mais que 20 páginas. Aqui o livro é praticamente todo ilustrado. Poucas retratam o que está sendo dito pelo texto, elas são imagens que ajudam o leitor a adentrar no universo criado por Ariano”, pontua Carlos Newton Junior, professor da UFPE e especialista na obra de Ariano.

O aspecto gráfico também se destaca na edição com mais de mil páginas: o livro conta com uma tipografia própria, desenvolvida pelo artista gráfico Ricardo Gouveia de Melo.

A obra é composta por cartas, assinadas por Antero Savedra sob o pseudônimo de “Dom Pantero”, publicadas em um suplemento de jornal fictício. Nelas, Savedra relata seus esforços para realizar a grande obra de sua vida, A Ilumiara, escrita a partir das obras dos seus irmãos, o romancista Auro Schabino, o dramaturgo Adriel Soares e o poeta Altino Sotero.

“Perceba que todos os nomes começam com A e S. São heterônimos do próprio Ariano Suassuna”, aponta Newton Júnior.

Apesar do cunho autobiográfico, a obra não apresenta uma narrativa documental, típica de publicações do tipo. O próprio Suassuna define as narrativas contidas no livro como "cartas, depoimentos-entrevistosos e diálogos-de-narrativa-espetaculosa”, uma mistura de episódios inspirados em acontecimentos reais e suas opiniões a respeito de cultura popular e erudita. “Eu costumo dizer em entrevistas que esse deve ser o romance mais pós-moderno de nossa literatura, por conta dessa narrativa difusa e fragmentada. Caberá ao leitor descobrir como encaixar as peças”, avalia Carlos.

É romance, poesia, prosa, narrativa teatral, ensaio, narrativas epistolares, tudo em um lugar só. "É uma autobiografia poética, totalmente romanceada. É tudo transfigurado, quem for procurar a realidade ali dentro está ferrado. O próprio chama de 'autobiografia poética, musical, dançarina e videocinematográfica", explica. Carlos foi amigo pessoal do escritor e digno de tanta confiança que foi o responsável por digitar os originais para o meio digital. Ele também escreve o prefácio da obra.

O nome da série de livros que aparece dentro do romance é A Ilumiara, uma palavra que o próprio Ariano cunhou. O grupo musical Ilumiara pediu sua autorização para usar o nome e um de seus integrantes, Leandro César, explica o significado da palavra.

“‘Iara’ tem um significado de ser um altar de beira de rio e ela é fundida com ‘ilumiar/iluminar’. Então, fica algo como 'lançar luz sobre um altar de beira de rio’”, pontuou em entrevista ao site O Jardim Elétrico.

Ariano também utilizava a palavra para se referir a determinadas obras artísticas que ele considerava altares. De certa forma, sua ilumiara seria então uma espécie de farol sobre o próprio universo que concebeu ao longo de décadas dedicadas à escrita.

Um alerta feito por Carlos Newton Junior vai para os iniciantes na obra de Ariano. Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores não é uma obra indicada para quem não está familiarizado com o universo literário de Ariano, pois trata-se de um mergulho mais profundo, com diversas referências a outros textos do escritor. “Um leitor pouco experiente encontrará dificuldades ao ler a obra”, adverte.

“Romance de Dom Pantero

no palco dos pecadores”

De Ariano Suassuna

Editora: Nova Fronteira

Páginas: 1.024 (no total)

Formato: 15,5 x 23 cm

Preço: R$ 189,90

Relacionadas