domingo, 21 de julho de 2019
Literatura
Compartilhar:

Lançamento do livro “Sempre mais”, de Giovana Guerra, acontece neste sábado em JP

Da redação com assessoria / 13 de junho de 2016
Foto: Divulgação
A inquietude é uma das principais características da escritora, Giovana Guerra. E não é à toa que o seu quinto livro de poesias é “Sempre Mais”. Tudo começou com “Um Pouco de mim” (1987); depois, veio “Um pouco mais” (2000); “Eu quero mais” (2008) e “Mais além” (2010). “Este livro segue como os outros, com poesias e poemas, mas, neste caso específico,  sempre com um “MAIS”, mais intimidade e maturidade, com a inspiração e o abraço da entrega”, revelou a autora. O lançamento será no dia 18 de junho, às 16 horas, no restaurante Cozinha da Matuta, em Tambaú, em João Pessoa, e marca a estreia do Munganga Cultural.

Giovana Pedrosa Guerra adotou João Pessoa como a terra do coração, desde que veio morar na capital paraibana, em 2004. Filha de Maria Luzinete Coelho Xavier (in memorian) e Júlio Pessoa Guerra, nasceu em Timbaúba, interior pernambucano onde passou toda a infância no Engenho Águas Pretas. Mãe de Lyria e Yasmim, é casada com Paulo Mourão. Pernambucana, não nega a raça e ama o frevo e todos os ritmos.

Ao lado do marido, recentemente, iniciou no sapateado e faz dança em cadeira de rodas, na FUNAD, onde também se dedica ao paradesporto, com bocha paralímpica. O casal participou de várias apresentações, incluindo a abertura da Expotec 2015; Campeonato Regional Nordeste de Bocha Paralímpica 2015 em Maceió/AL; 10 anos do CREFAS de Nazaré da Mata/PE; IV Mostra Universitária Artes em Cena e 1° Seminário sobre políticas públicas e práticas de inclusão, ambos na UFPB, em João Pessoa.

Levando a sério que a inquietude é uma de suas principais características, Giovana Guerra também é artista plástica. Em 2010, junto com seu companheiro de todas as horas, Paulo Mourão, realizou a 1ª vernissage junto com o lançamento do 4º livro “Mais além”.

Neste mesmo ano, os dois participaram da 6ª Feira de Livro em Santa Rosa/RS, onde a Associação Santa-rosense de Escritores - ASES - lançou o livro “Estradas”, de poesias e contos, onde Giovana foi contemplada com alguns trabalhos. Durante a feira, o casal ministrou palestras em escolas, falando de acessibilidade, inclusão e a persistência diária em seu trabalho e na própria vida do casal.

Participou da Tarde Literária do SENAC e exposição na FUNAD. Em 2013 ministrou um curso de pintura na Fundação Casa José Américo para diversas pessoas portadoras de necessidades especiais. Onde ela aprendeu mais do que ensinou e se encantou com a arte dos alunos, descobrindo novos talentos. Expôs seus trabalhos nos 10 anos do Caldo Cultural da Escola de Psicanálise - Epsi, em 2014.

“Sou amante da vida, e assim sigo os meus dias, com “Sempre Mais” motivos de viver e amar...”, disse a escritora inquieta.

Parceria com Munganga e Cozinha da Matuta

A infância em Timbaúba, fez Giovana ter paixão por tudo que lembra interior nordestino e daí surgiu a parceria com a Cozinha da Matuta que tem uma proposta de resgate de lembranças de quem morou no sítio, com uma decoração e comidas totalmente regionais, assim como o blog Munganga por Romye Schneider, que também tem a intenção de apresentar textos e vídeos bem humorados ou reflexivos, sempre com uma linguagem bem nordestina.

“Com apenas oito meses. o empreendimento é mais do que um ponto comercial. Sou do interior, de Café dos Ventos, e como trabalhei com produção cultural, sempre tive muita "sede" de cultura. O resultado é que todas as sextas e sábados o restaurante se transforma num grande "pirão cultural", declarou a proprietária, Poliana Lima.

"Assim como um texto que fiz para o blog, Munganga me proporciona um “gurada-chuva de possibilidades” e o Munganga Cultural é uma delas. A ideia é promover eventos culturais, difundindo toda forma de arte (música, literatura, dança, artes plásticas, etc), com o diferencial de pitadas munganguentas, imprimindo ao ato um leve humor e nordestinidade", disse a jornalista e blogueira, Romye.

“Estou muito feliz de lançar meu quinto livro num local tão fiel às raízes dos nordestinos e também por contar com o blog Munganga que também tem essa peculiaridade. Tenho certeza que o lançamento será uma festa linda e emocionante”, disse Giovana.

Yasmim Guerra, filha de Giovana, fará a apresentação musical do evento, proporcionando música de qualidade aos presentes.

Serviço

Lançamento do livro “Sempre Mais”, de Giovana Guerra

Data: 18 de junho

Hora: 16 horas

Local: Restaurante Cozinha da Matuta, Av. Epitácio Pessoa - 4975 Tambaú (83) 3021-8204

Valor do livro: R$ 25,00

Valor da entrada: gratuito

Relacionadas