quarta, 20 de janeiro de 2021

Literatura
Compartilhar:

José Caitano lança livro sobre diário de Osias Gomes nesta quinta-feira

Redação / 21 de setembro de 2017
Foto: Divulgação
O advogado, historiador e escritor José Caitano de Oliveira lança nesta quinta-feira (21) o seu mais novo livro, “O Diário Secreto de Osias Gomes – A Morte Anunciada de João Pessoa”. O lançamento está marcado para as 19h no Sindicato dos Bancários, no bairro da Torre, em João Pessoa.

A nova obra se baseia em estudos de José Caitano em sua leitura do diário escrito por Osias Gomes, ex-secretário de governo do presidente da Paraíba, João Pessoa. O diário foi escrito em sua velhice e trata dos acontecimentos da época do assassinato do político, que era o vice na chapa de Getúlio Vargas que concorreu à presidência da República em 1930. Sua morte, neste mesmo ano, desencadeou na chamada Revolução de 1930.

Nessa época, Osias, que era diretor do Jornal A União, foi acusado de publicar no jornal a agenda de João Pessoa em Recife, informação que é tida até hoje como crucial para que João Dantas soubesse onde João Pessoa estava na capital pernambucana, cidade onde o presidente acabou sendo morto por seu algoz. O livro de Caitano promete explicar alguns detalhes desse fato e dessa época.

Relacionadas