segunda, 23 de outubro de 2017
Literatura
Compartilhar:

Edônio Alves lança livro em que analisa o futebol presente nas obras dos escritores

Renata Escarião / 02 de abril de 2016
Foto: Divulgação
Um lançamento e dois relançamentos de livros marcam a inauguração de um novo espaço para celebrar e discutir literatura em João Pessoa: a I Feirinha Literária do Bancários, que será realizada hoje no Bar do Baiano, nos Bancários, e pretende ter edições anuais.

O professor, pesquisador e jornalista, Edônio Alves lança seu novo livro, A Esfera como Metáfora: Representações do Futebol no Campo da Literatura. Os relançamentos são o romance No Fim das Contas Ninguém Sai Vivo, de Patativa Moog, e do volume de contos Urbi, do escritor potiguar Carlos de Souza.

Resultado da tese de doutorado de Edônio Alves em Literatura, defendida em 2009 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, A Esfera como Metáfora (editora Multifoco, do Rio), analisa obras e autores brasileiros com produção literária sobre o futebol. A tese supõe haver uma aproximação entre a maneira como a prática do futebol no Brasil vai historicamente ganhando características próprias, e a maneira como os nossos escritores-jornalistas vão tratando o tema, o que incidiria também na criação de uma “maneira brasileira” de narrar literariamente o futebol.

I Feirinha literária dos Bancários

Hoje, às 14h. No Bar do Baiano (R. dos Ipês, 39, Anatólia, João Pessoa).

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas