segunda, 23 de outubro de 2017
Literatura
Compartilhar:

E-book ‘Cinema Paraibano e Gênero’ reúne textos sobre curtas locais e o tema

Renata Escarião / 03 de abril de 2016
Foto: Divulgação
A editora paraibana Xeroca! lançou esta semana na Universidade Federal Fluminense, no Rio, o e-book Cinema Paraibano e Gênero, publicação digital que reúne artigos de cerca de 20 pesquisadores sobre filmes e diretores paraibanos com foco nas questões de gênero e diversidade. A publicação faz parte da coleção Cinema Paraibano e suas Interfaces, que tem mais três títulos no prelo: Cinema Paraibano e Cotidiano, Cinema Paraibano e Imaginário e Cinema Paraibano e Sociedade, ainda em fase de finalização.

O livro é organizado pelas pesquisadoras Janaíne Aires, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a professora Virgínia de Oliveira Silva, pós-doutora em Educação e docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conta com textos sobre filmes de realizadores paraibanos como André da Costa Pinto, Bertrand Lira, Henrique Magalhães, Jomard Muniz de Britto, Pedro Nunes e Virgínia de Oliveira Silva.

Janaíne explica que a ideia de produzir análises críticas sobre o cinema paraibano surgiu com o nascimento do Projeto Cinestésico, ação de ensino, pesquisa e extensão da UFPB que tem oito anos de existência. “Sentíamos a necessidade de reunir análises críticas sobre as produções paraibanas e projetamos a coleção para rearticular a produção da fortuna crítica da cinematografia paraibana”, afirma a pesquisadora.

A professora Virgínia conta que a curadoria para a seleção dos filmes a serem analisados baseou-se, sobretudo, nos exibidos na Mostra Interestadual do Cinema Paraibano, realizada anualmente. A maior parte dos artigos é inédita e foi elaborada especialmente para o livro.

Ainda não há data para o lançamento em João Pessoa. As organizadoras estão em busca de financiamento para produzir a versão impressa de toda a coleção.

“Cinema paraibano e gênero”

De Virgínia de Oliveira Silva e Janaíne Aires (organizadoras)

Editora: Xeroca!

Download gratuito: http://www.editoraxeroca.blogspot.com.br/

Relacionadas